Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Mieth Madeiras
Por Donato Heinen. Publicado em 14/09/2018 as 10:18:56

Clima favorável ao desenvolvimento do trigo no RS

No momento, 28% das lavouras estão em perfilhamento


GRÃOS DE INVERNO
O clima no último período foi favorável ao desenvolvimento do trigo, com as lavouras apresentando bom aspecto fitossanitário e baixa incidência de doenças. No momento, 28% das lavouras estão em perfilhamento (desenvolvimento vegetativo), sendo que a maioria se divide entre as fases de floração (42%) e enchimento de grãos (30%).

Na metade Norte do Estado, as lavouras de canola se encontram nas fases de floração, formação de síliquas e enchimento de grãos (neste momento, fase majoritária), maturação e início de colheita. A colheita iniciou pela região Noroeste, onde tradicionalmente a semeadura de algumas lavouras ocorre mais no cedo.

OLERÍCOLAS
Alface - Nesta época do ano, a produção da alface e de outras olerícolas na região Central é bastante expressiva e encontra-se com bom desenvolvimento. O preço da dúzia de alface no mercado do município de Santa Maria ficou em R$ 14,00.

Cebola – Na Serra gaúcha, o período favoreceu a execução das práticas culturais nas lavouras. O clima seco e as temperaturas medianas possibilitaram a conclusão do transplantio, atividade que vinha sofrendo retardamento pelo excesso de chuvas e umidade do solo. Áreas de produção de cebola já em desenvolvimento demonstram boa sanidade e recuperação do vigor.

No Sul do Estado, uma das regiões mais importantes dessa atividade, seguem as liberações do crédito para o custeio da próxima safra de cebola. O transplante das mudas está concluído para todos as cultivares e ciclos, mantendo a área transplantada próxima da safra passada. Nessa região, 13 municípios cultivam uma área de 2.831 hectares com cebola, proporcionando uma estimativa de 76.200 toneladas e uma produtividade média de 27t/ha, com destaques para São José do Norte, com 1.500 ha; Tavares, com 475 ha; Rio Grande, com 250 ha; Pelotas, com 200 ha e Canguçu, com também 200 ha. 


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Imobiliária Cerro AzulRepresentações BirckRepresentações Birck - 1 Cotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaRepresentações Birck - 1 Representações BirckImobiliária Cerro Azul