Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Mieth Madeiras
Por Donato Heinen. Publicado em 06/12/2018 as 12:25:44

Maioria dos consumidores se mostra fiel ao município nas compras de fim de ano

Facilidade de acesso ao ponto de venda é o principal motivo que leva consumidores a comprarem no comércio local


Em pesquisa de intenção de compras deste fim de ano, realizada pelos acadêmicos do curso superior de Administração da Setrem, a maioria dos consumidores disse que pretende comprar produtos no comércio local. O principal motivo, de acordo com a pesquisa, é a acessibilidade, ou seja, a facilidade de acesso ao ponto de venda.

A pesquisa foi realizada pelos acadêmicos do sexto semestre, durante o componente curricular de Prática Profissional III, entre os dias 15 de outubro e 10 de novembro. Foram ouvidos 1079 entrevistados nos municípios de Alegria, Três de Maio, Boa Vista do Buricá, Crissiumal, Dr. Maurício Cardoso, Horizontina, Independência e São José do Inhacorá. O grau de confiança é de 90% e a margem de erro é de 7%.

“O atendimento continua sendo um fator muito importante na decisão de compra, quando o motivo é comprar no comércio local ou fora dele”, acrescenta o professor e coordenador da pesquisa, Jesildo Lima. O preço e a variedade de produtos são os principais fatores que levam as pessoas a comprarem fora dos municípios onde residem.

Os principais itens que lideram a preferência dos consumidores da região são roupas, bazar (cama, mesa e banho), calçados, chocolates e bebidas. O destino das compras será para presentear membros da família.

Lima destaca também a diversidade na forma de pagamento. “Nos últimos anos, cresceu a utilização dos cartões de crédito e débito, bem como de boletos e, consequentemente, tem diminuído o uso de cheques na nossa região”, destaca. Outro dado importante, destaca o coordenador da pesquisa, é o aumento de compras realizadas pela internet. “Nós temos municípios em que mais da metade da população já comprou via internet. O maior desafio é o consumidor fazer a primeira compra e quando este não o faz é por falta de acesso ou não conhecimento de habilidades para esta possibilidade”, explica.

A pesquisa gerou relatórios individuais de cada um dos municípios e as informações estão à disposição das Associações Comerciais e Industriais (ACIs), secretarias de Indústria e Comércio e empresas varejistas. Mais detalhes sobre a pesquisa podem ser obtidas com o docente Jesildo Lima, pelo e-mail jesildo.lima@gmail.com ou pelo telefone (55) 99974-2669. 


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Imobiliária Cerro AzulRepresentações BirckRepresentações Birck - 1 Cotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaRepresentações Birck - 1 Representações BirckImobiliária Cerro Azul