Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Mieth MadeirasGigabyte -
Por Grande Santa Rosa Notícias. Publicado em 15/04/2019 as 12:53:56

Dicas de segurança contra hackers e espiões da internet

Manter o antivírus atualizado, por exemplo, é outra dica simples e essencial.


Uma das maneiras mais simples de acessar um dispositivo é através do download de um software, cuja função é espionar o usuário. O golpe que leva a pessoa a baixar este software, sem perceber, é chamado de phishing e ele faz uso de links falsos no email e, mais recentemente, até mesmo no WhatsApp. Também é comum que páginas na web sejam feitas simulando páginas conhecidas, mas com o objetivo único de captação de informações de terceiros. Aparentemente este tipo de golpe sofreu uma redução, mas nada que justifique uma menor atenção por parte dos usuários.

Existem vários casos de mensagens que são escritas com o objetivo de levar o usuário a clicar nas mesmas. É comum que algumas pessoas recebam emails de conhecidos dizendo algo do tipo “fotos suas vazaram! clique aqui e veja quem teve acesso”. Na maioria esmagadora dos casos isso é um golpe e, quando você clica no link, a mensagem costuma ser programada para ser enviada para seus amigos tendo você como remetente. Ou seja: além de fazer o download do software mal-intencionado você envia o link do programa para seus conhecidos que podem vir a cair no mesmo golpe.

Como se proteger

O primeiro passo para estar bem protegido é saber dos riscos existentes, algo que você acabou de descobrir. É importante, inicialmente, adotar hábitos seguros na internet, não clicar em links desconhecidos recebidos é a regra número 1. Mas esta não é, nem de longe, a única prática segura. Manter o antivirus atualizado, por exemplo, é outra dica simples e essencial.

Outra recomendação de especialistas é acessar somente sites com “https”, a chave é o “s”, logo após o http. Navegadores, como o Google Chrome avisam se o usuário entra em um site que, por algum motivo, não é seguro. Fique especialmente atento à este detalhe ao realizar operações financeiras, isso inclui internet banking, compras online e apostas.

Para evitar o acesso sem autorização a sua webcam, nós recomendamos a proteção mais básica de todas: coloque uma fita sobre a mesma. É uma solução simples, de baixo custo e que irá esconder você, seus familiares e seus arredores dos olhos de estranhos na internet. Não confie nas luzes que indicam se a webcam está gravando pois estas podem ser facilmente desabilitadas pelos hackers. E não se esqueça: se precisar utilizar a webcam, basta remover a fita. Só não vale esquecer que bloqueou fisicamente a webcam com uma fita e achar que a mesma está com problemas!

 O Sul


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Representações BirckRepresentações Birck - 1 Cotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaRepresentações Birck - 1 Representações Birck