Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Mieth MadeirasGigabyte -
Por Donato Heinen. Publicado em 12/05/2019 as 12:13:42

Entenda por que árbitro acertou ao desmarcar pênalti para o Grêmio com auxílio do VAR

Lance ocorreu no final do primeiro tempo do empate do Tricolor contra o Corinthians


Marcelo de Lima Henrique desmarcou o pênalti após consultar imagens no monitor (Marco Galvão / LancePress )

A polêmica do empate em 0 a 0 entre Corinthians x Grêmio ocorreu no final do primeiro tempo. O árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou um pênalti em favor da equipe gaúcha, voltou atrás após revisar o lance no monitor à beira do gramado. A recomendação do VAR foi correta porque ajudou o juiz a evitar um erro. Não houve infração no lance em que a bola bateu no braço de Fagner dentro da área depois do chute de Everton. 

Há alguns aspectos que precisam ser considerados na avaliação da jogada. O primeiro deles é que o lateral do Corinthians estava com o braço perto do corpo em posição natural. Além disso, não há uma ação de bloqueio na direção do atacante do Grêmio. Por fim, importante que o chute de Everton foi na direção do braço do adversário, que não teve como evitar o toque acidental. Tudo isso justifica a marcação equivocada do pênalti dentro de campo.

Neste tipo de caso, o reinício do jogo deve ser feito com bola ao chão e há uma mudança no texto da regra desde a primeira rodada do Brasileirão. Sempre que o recomeço for dentro da grande área, a bola deve ser recolocada em jogo para o goleiro. Não há disputa com adversários, que devem ficar fora da área. Por isso, o árbitro acertou ao reiniciar o jogo da forma como fez. 


Diori Vasconcelos/Gaúcha ZH


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Representações BirckRepresentações Birck - 1 Filtros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck - 1 Representações Birck