Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Mieth MadeirasGigabyte -
Por Donato Heinen. Publicado em 15/05/2019 as 10:20:45

Bolsonaro viaja a Dallas; agenda prevê encontro com Bush nesta quarta

Ex-presidente americano é opositor de Trump, mas Planalto não crê em constrangimento por reunião; retorno será na sexta


O ex-presidente americano George W. Bush e o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (Brendan Smialowski/Getty Images/ TV Brasil/ Reprodução/VEJA)

O presidente Jair Bolsonaro embarcou, no fim da noite dessa terça-feira 14, para a cidade de Dallas, no Texas, onde permanecerá por duas noites para encontros com autoridades locais. Um dos principais momentos da viagem ocorre na tarde de quarta-feira, quando o mandatário brasileiro deve ter uma reunião privada com o ex-presidente norte-americano George W. Bush, que governou os Estados Unidos entre 2001 e 2009.

O compromisso consta na agenda oficial. Apesar de Bush ser adversário político do atual presidente americano, Donald Trump, de quem Bolsonaro tem se aproximado, o governo brasileiro não vê problema no encontro entre ambos. 

“Esse encontro vem demonstrar a forma como o nosso presidente identifica o relacionamento político em amplo espectro. O fato do ex-presidente George W, Bush eventualmente fazer considerações contrária ao atual presidente, não inviabiliza, do ponto de vista político e da relação institucional, que o presidente Jair Bolsonaro vá ao encontro daquela autoridade”, disse o porta-voz do Palácio do Planalto, Otávio Rêgo Barros, em coletiva de imprensa. 

Bush é uma das principais vozes de oposição ao governo de Trump no Partido Republicano. Além dele, o presidente brasileiro vai se encontrar com o governador do Texas, Greg Abbot, o prefeito de Dallas, Mike Rawlings, e o senador texano Ted Cruz. Na quinta-feira 16, Bolsonaro será homenageado como personalidade do ano pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. 

Anteriormente, essa homenagem seria entregue em evento na cidade de Nova York, mas o governo brasileiro cancelou a agenda na cidade após críticas do prefeito nova-iorquino, Bill de Blasio, a visita de Bolsonaro. A comitiva presidencial estará de volta ao Brasil na manhã de sexta-feira 17.

(Veja. Com Agência Brasil) 


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Representações BirckRepresentações Birck - 1 Filtros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck - 1 Representações Birck