Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Mieth MadeirasConstinta
Por Donato Heinen. Publicado em 13/08/2019 as 09:52:54

Agroindústrias da região de Santa Rosa aperfeiçoam boas práticas de fabricação

Também foi abordada a legislação vigente para a comercialização


Como forma de contribuir para a segurança alimentar dos consumidores e qualificar o trabalho desenvolvido por agroindústrias e produtores locais, capacitações com noções de boas práticas na manipulação e fabricação de alimentos têm sido realizadas na região de Santa Rosa. Na quinta-feira (8), atividades foram realizadas com agroindústrias vinculadas às cooperativas Coopaf Vida Nova e Coopercaraguatá, de Salvador das Missões, junto à Escola Estadual João de Castilhos, e com produtores integrantes da Associação de Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aprhorosa), na Cozinha da Soja do Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa. 

Inserida no planejamento em qualificação profissional de produtores e assessoria e qualificação das agroindústrias locais, a Emater/RS-Ascar promoveu em Santa Rosa a oficina de preparo de conservas e picles, oportunidade em que foram abordadas também boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos. Esta é uma das ações que integra a Assistência Técnica e Extensão Rural e Social promovida pela instituição em parceria com a Prefeitura de Santa Rosa, através da Assessoria de Políticas para Mulheres.

Participaram produtores vinculados à Aprhorosa, proprietários de agroindústrias e produtores de hortaliças. “Com isso, apresentamos uma forma de aproveitar e transformar a matéria-prima existente nessas propriedades, tanto para contribuir com a segurança e soberania alimentar da família, como para agregar valor à produção”, explica a extensionista social da Emater/RS-Ascar Ivânia Polaczinski, uma das instrutoras do curso realizado junto à Cozinha da Soja, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa. Além do modo de preparo e conservação dos alimentos, destacaram-se noções de boas práticas de manipulação e fabricação, bem como a legislação vigente para a comercialização.

Os participantes da oficina comercializam produtos nas feiras realizadas no Mercado Público Eclair Moraginski, de Santa Rosa, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h às 19h. De 9 a 13 de outubro de 2019, a maior parte estará presente no Pavilhão da Agroindústria e Hortigranjeiros, no 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros de Santa Rosa.

O médico veterinário da Emater/RS-Ascar Guilherme Dahmer destaca a vocação de Santa Rosa para a agroindustrialização, em um contexto de empreendedorismo rural, sendo que até o momento já existem no município 20 agroindústrias legalizadas e outras em processo de formalização, por meio do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e executado pela Emater/RS-Ascar. 


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Representações BirckRepresentações Birck - 1 Cotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaRepresentações Birck - 1 Representações Birck