Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Mieth MadeirasConstinta
Por Donato Heinen. Publicado em 17/08/2019 as 18:26:40

Porto Vera Cruz presente no 4º Encontro Trinacional de Integração Territorial dos 30 povos

Nossa Senhora de Assunção de Acaraguá e Mbororé foi protetora dos índios



No decorrer desta semana, dias 14 e 15, o prefeito Delfor Barbieri, o diretor de Fomento Agropecuário e Turismo e o presidente do Legislativo de Porto Vera Cruz participaram da reunião anual do Conselho Trinacional dos Governos Missioneiros , um espaço político de diálogo entre autoridades dos 3 países, Brasil, Argentina e Paraguai, da região dos 30 povos jesuíticos-guaranis, e do dia de Nossa Senhora de Assunção de Acaraguá e Mbororé. 

Os eventos aconteceram durante a programação do 4º encontro da Fé Missioneira, realizado em La Cruz, Corrientes, Argentina. Porto Vera Cruz ingressou nesta rota através da Batalha de Mbororé, um acontecimento histórico para o estabelecimento dos índios guaranis na região, diante dos bandeirantes que buscavam escraviza-los, no período da América Colonial, em meados de 1641. 

Nesse acontecimento, Nossa Senhora de Assunção de Acaraguá e Mbororé foi protetora dos índios no que é considerada a maior batalha naval da América do Sul, que aconteceu no território do município. 

Após a estabilização do período jesuítico-guarani, no ano 1657, a imagem histórica da protetora foi conduzida até a redução do município de La Cruz, Corrientes, onde encontra-se até hoje e é realizada a homenagem. Essa rica história tem possibilitado ao município desfrutá-la como um marco turístico, que, inclusive, ensejou na inserção de Porto Vera Cruz na rota com traços missioneiros.

Para municipalidade é imprescindível desfrutá-la, pois guiou a história para o desenvolvimento da região. Pelo segundo ano consecutivo, uma comitiva de Porto Vera Cruz também se deslocou para encontro onde se manifestam a história e a fé missioneira, buscando a integração e desenvolvimento dos municípios dos três países  que compartilham desta história. 


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Representações BirckRepresentações Birck - 1 Cotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaRepresentações Birck - 1 Representações Birck