Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Mieth MadeirasConstinta
Por Donato Heinen. Publicado em 06/10/2019 as 19:54:10

Eleições 2020: como está o cenário eleitoral nas cinco maiores cidades do RS

Eleitores brasileiros vão às urnas em 4 de outubro de 2020 para escolher prefeitos e vereadores


A um ano das eleições municipais de 2020, ganham corpo as articulações para definir as chapas que disputarão o Executivo em cada cidade gaúcha. A campanha deve ser marcada por uma pulverização de candidaturas, em parte provocada pela mudança nas regras eleitorais que proibiram coligações na eleição proporcional.  

A medida impede a reprodução de uma anomalia que beneficiava os partidos pequenos, ao permitir que nomes sem expressão eleitoral conquistassem mandatos na carona dos puxadores de votos. Foi assim, por exemplo, que o palhaço Tiririca (PR) elegeu mais três deputados federais na eleição de 2010 ao conquistar 1,35 milhão de votos.  

Com o veto às alianças, partidos que tradicionalmente não aspiram o Executivo estão sendo levados a apresentar candidaturas para fortalecer suas nominatas à Câmara de Vereadores. Outro fator a multiplicar o número de postulantes é a cláusula de barreira. Em 2018, 14 legendas não alcançaram o patamar mínimo de votos e acabaram perdendo tempo de rádio e TV e acesso às verbas bilionárias do fundo partidário.

Veja como está o cenário eleitoral nos cinco maiores municípios gaúchos, onde há possibilidade de votação em segundo turno:

Joel Vargas / PMPA/Divulgação

Porto Alegre

Rompido com o partido de seu vice, Marchezan deve lançar candidatura à reeleição em disputa marcada por divisão da centro-direita e conversas por chapa unificada da esquerda. Leia mais

 


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Representações BirckRepresentações Birck - 1 Cotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaRepresentações Birck - 1 Representações Birck