Mieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015
Por Donato Heinen. Publicado em 20/01/2020 as 18:02:34

E.C.Leão comemora 40 anos da conquista do título de campeão municipal

Evento ocorreu nesse domingo, em Bom Princípio Baixo


O Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Santo Cristo, edição de 1979, só foi encerrado no início de janeiro de 1980. Os finalistas foram o Sabiá, da Linha Guaraipo, e o E.C. Leão, de Bom Princípio Baixo.

O então recém fundado jornal O ALERTA, no exemplar cuidadosamente guardado pelo professor Elói Engel, traz a noticia em destaque em sua edição número 5, de 17-1-1980. Elói também guarda em sua casa a faixa de campeão, fotos e outras lembranças.

Segundo O ALERTA, no primeiro de uma série de dois jogos, as equipes do Sabiá e do Leão empataram em 1x1 no campo do Sabiá, no dia 6 de janeiro. Já na partida decisiva, realizada no dia 13 daquele mês, em Bom Princípio Baixo, os donos da casa venceram pelo placar de 3x2, conquistando assim o título de campeão municipal de 1979. 

A equipe do Leão teve Hari, Elói Engel, Édio, Alcido e Delmar; Dinarte, Rodolfo (Milton) e Neri; Benício, Édio Schonhart e Elói Bender (Airton). Já o Sabiá contou com Elói, Romaldo, Ervino, Ildo e João; Tadeu, Luiz e Hélio; Milton, Antônio e Décio (Alceu).

Passados 40 anos daquela tarde memorável de 13 de janeiro de 1980, o condicionamento dos atletas que viveram aquela jornada não é mais o mesmo. O peso da idade faz com que as condições físicas dos jogadores diminuam consideravelmente. Mesmo assim, Hari Wink, o popular Quiroga, Elói Engel, Luiz Poersch e Etelvino Hammes encararam o desafio.

Agora na condição de ex-jogadores, os quatro participaram do jogo festivo realizado nesse domingo, 19, em Bom Princípio Baixo, Santo Cristo. Eles formaram a base da equipe do E.C. Leão que, juntamente com outros atletas veteranos do clube, enfrentaram e venceram por 2x1 um combinado integrado por veteranos que representaram a equipe em diversos campeonatos municipais em edições posteriores. Os gols foram marcados por Valdori (2) e Gervásio Backes.

Os ex-atletas e ex-dirigentes da equipe de 1979 e da sociedade esportiva foram homenageados e receberam mimos após almoço festivo servido nesse domingo. A solenidade foi coordenada pelo professor Milton Weber e o radialista Baldur Bohrer, da Rádio Regional.

Dos integrantes da equipe campeã de 1979, cinco já são falecidos: Dionísio Dierings, Ildo e Delmar Berres, Édio Schonhart e Airton Uecker, que receberam homenagens póstumas. 

Reportagem de Donato Heinen

Fotos - Donato Heinen e Eduardo Engel



Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Representações BirckRepresentações Birck - 1 Filtros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck - 1 Representações Birck