Mieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015
Por Donato Heinen. Publicado em 26/02/2020 as 18:52:37

Professor teve telefone clonado após anúncio de venda de um veículo

Ariosto Sparemberger procurou a Delegacia de Polícia


Estão se tornando frequentes os golpes através do aplicativo Whatsapp e as formas de aplicação são as mais variadas possíveis. Recentemente, o professor e doutor Ariosto Sparemberger foi vítima de bandidos que utilizam essa prática para obter vantagens financeiras. Ao Programa Plural entrevistas, o professor relatou como ocorreu a clonagem de seu número de Whatsapp.

Segundo ele, após fazer um anúncio buscando vender uma camioneta no site OLX, recebeu uma mensagem na qual confirmou os dados e naquele momento teve o número clonado. Os bandidos, então se passando pelo titular do número, começaram a distribuir mensagens variadas, expondo uma situação de urgência e com isso solicitavam que uma quantia em dinheiro fosse depositada em determinada conta com a garantia de que o valor seria devolvido o mais rápido possível.

Preocupados e conhecendo a postura do professor Ariosto, várias pessoas buscaram saber o que realmente estava acontecendo, sendo informadas que se tratava de um golpe utilizando a clonagem do número de Whatsapp. Amigos mais próximos efetuaram postagens no Facebook alertando sobre a clonagem. O primeiro a postar foi o também professor e doutor Pedro Luis Büttenbender, que alertou: “Atenção! Número do celular do prof. Ariosto Sparemberger foi clonado. Não atendam o celular dele. ééé golpe. Aguardem por orientação institucional dele”. Logo depois, o colega de trabalho Marcos Paulo Scherer também reforçou o alerta postando a seguinte mensagem: ”Pessoal, o celular do prof. Ariosto foi clonado e estão usando para golpes pedindo dinheiro. Não respondam, por favor!”

Ariosto Sparemberger procurou a Delegacia de Polícia, onde registrou uma ocorrência e utilizou sua página no Facebook alertando seus amigos sobre o golpe. “Amigos e colegas! Solicito a todos para não fazer nenhuma movimentação financeira ao ser abordado virtualmente em meu nome! Muito obrigado”! Ele destacou que foram momentos de tensão, preocupação e nervosismo. De um lado, seu número havia sido clonado, e de outro, seus amigos passaram a ser alvos dos bandidos utilizando seu número e nome para cometer estelionatos. 

Ao final da entrevista, Ariosto Sparemberger fez um alerta! “Ao receberem mensagem solicitando a confirmação de dados pessoais procurem verificar de alguma forma se realmente procede tal necessidade. Caso não haja como ter a certeza, não disponibilize nenhum dado e ignore”. 

Portal Plural


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Representações BirckRepresentações Birck - 1 Filtros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck - 1 Representações Birck