Mieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Água Kangen
Por Donato Heinen. Publicado em 24/09/2020 as 17:58:48

Bombeiros são acionados após abelhas atacarem pessoas em Santa Rosa

Fato ocorreu no Bairro Cruzeiro


Enxame de abelhas - Jornal O Imparcial

O Corpo de Bombeiros de Santa Rosa foi acionado para verificar abelhas que estavam atacando pessoas na Rua Lajeado Capim, no Bairro Cruzeiro do Sul, em Santa Rosa. Ao chegar ao local, foi constatado um enxame transitório. Depois de orientados os populares, foi feito isolamento da área.

Essenciais para a manutenção da diversidade, pelo trabalho de polinização, as abelhas dificilmente oferecem risco à população. Porém, quando perturbadas pela ação humana ou mesmo pelas condições do tempo, têm um ataque agressivo que, muitas vezes, pode ser fatal.

"Quando uma abelha pica, todas as outras vão atacar. É como se estivessem interligadas, como uma rede de internet. Por isso, a primeira coisa que deve ser feita, ao ver abelhas, é se afastar".

São os dias mais quentes que deixam as abelhas mais hostis, assim como a época de florada - na primavera. Nesses períodos, a atenção em relação ao inseto deve ser redobrada, pois uma simples aproximação ou uma vibração causada por um forte barulho podem ser entendidos como um ataque ao enxame. 

Todas essas dicas são indicadas para a prevenção de um possível ataque, porém, quando ele ocorre, é fundamental saber como reagir à ferocidade do inseto. Esperar que as abelhas cansem do ataque não funciona. Em uma colmeia existem de 60 a 100 mil insetos, contando rainha, zangões e operárias. Um ataque pode ser conduzido por até 3 mil abelhas, o que significa a mesma quantidade de picadas. Por esse motivo, algumas orientações são fundamentais:

— Abaixar-se, enquanto ainda não foi picado.

— Correr em ziguezague;

— Se estiver de camiseta, retirar a peça de roupa e usá-la para proteger o rosto, a cabeça e o pescoço (quanto mais picadas nessas regiões, maior chance de choque anafilático);

— Correr para um local em que é possível se abrigar;

— Fugir para locais onde há água: uma mangueira, um rio, uma piscina.

Portal Plural e NSC Total 


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Representações BirckRepresentações Birck - 1 Filtros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck - 1 Representações Birck