Mieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Água Kangen
Por Donato Heinen. Publicado em 15/10/2020 as 10:25:21

Com um jogador a menos, Grêmio vence Botafogo na Arena em noite de Pepê

Tricolor teve Diego Souza expulso no segundo tempo, mas camisa 25 marcou duas vezes e garantiu os três pontos para o time de Renato Portaluppi


Grêmio voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira (14), o Tricolor contou com dois gols de Pepê e um de Diego Souza para bater o Botafogo por 3 a 1 na Arena. Matheus Babi marcou para os cariocas.

Com a vitória, o Grêmio chega a 20 pontos e se afasta da zona de rebaixamento. A notícia ruim da noite foi a expulsão de Diego Souza, que não poderá jogar diante do São Paulo. O time de Renato enfrenta os paulistas no sábado, às 21h, no Morumbi. 

Confira a tabela do Brasileirão

Precisando da vitória para se afastar da parte de baixo da tabela do Brasileirão, Renato Portaluppi contou com as voltas de Geromel, Matheus Henrique, Maicon e Alisson ao time para encarar o Botafogo. O treinador também promoveu mudanças nas laterais, com Victor Ferraz e Diogo Barbosa nas vagas de Orejuela e Cortez.

Com quase todo o time considerado titular – exceções de Kannemann e Jean Pyerre –, o Grêmio tinha a missão de voltar a apresentar um bom desempenho. A equipe teve lampejos daquele de futebol acostumou os torcedores nos últimos anos ao longo do primeiro tempo, com alta posse de bola e rapidez nos passes. O problema era que isso não se sustentava por muito tempo. Quando atacava, o Botafogo conseguia encontrar espaços porque o Tricolor tinha pouca capacidade para roubar a bola – a equipe gaúcha fez apenas quatro desarmes nos primeiros 45 minutos.

A primeira finalização do jogo foi do Botafogo. Logo aos dois minutos, Caio Alexandre chutou de fora da área e mandou perto do gol de Vanderlei. Pedro Raul tentou na sequência, também de média distância, e para fora. Aos poucos, o Grêmio foi ocupando o campo de ataque e começou a criar suas chances.

Com Pepê tímido, Alisson assumiu a responsabilidade das iniciativas no ataque. O camisa 23 teve a primeira chance em escanteio batido por Robinho, quando chutou para defesa de Cavalieri. Aos nove, ele fez uma bela jogada, com direito a uma caneta em Kevin, mas errou na hora de finalização mandando por cima do gol.

O Grêmio conseguiu transformar a alta posse de bola em gol aos 33 minutos. E foi em uma bela jogada. Envolvida pelos toques rápidos, a defesa do Botafogo permitiu que Robinho recebesse completamente livre na área. Ele cruzou na medida para Alisson, que ajeitou e Diego Souza desviou para o gol: 1 a 0. Alisson teve duas oportunidades na sequência, mas não conseguiu ampliar. 

Quando parecia batido, o Botafogo chegou ao empate, aos 40 minutos. Em cobrança de falta para a área, a defesa gremista não conseguiu fazer o corte e Matheus Babi aproveitou para mandar para o fundo das redes: 1 a 1.

Renato optou por não fazer nenhuma mudança na volta para o segundo tempo, talvez sabendo que quem poderia decidir o jogo já estava em campo. Apagado na primeira etapa, Pepê precisou de apenas dois minutos para colocar o Grêmio novamente em vantagem. Ele recebeu um belo passe de Diego Souza na área e finalizou firme para vencer Cavalieri e marcar o segundo gol gremista.

Autor de um gol e de uma assistência, Diego Souza estragou sua bela atuação logo depois. O centroavante gremista acertou um chute em Guilherme Santos e foi expulso após o VAR chamar o árbitro Luiz Flavio de Oliveira para rever o lance.

Com 10 homens, Renato sacou Robinho para a entrada de Isaque e o Grêmio passou a apostar nas saídas rápidas. A estratégia teve sucesso. Aos 20, Pepê recebeu de Victor Ferraz na área e definiu com perfeição para marcar o terceiro gol e dar tranquilidade ao Tricolor. 

O Botafogo então foi para o tudo ou nada. O técnico Bruno Lazaroni mancou os atacantes Lecaros e Kalou a campo. Renato respondeu com Lucas Silva na vaga de Maicon para fechar o meio-campo e garantir a vitória que quebrou com a invencibilidade do time carioca como visitante no Brasileirão. 


GZH

 


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Representações BirckRepresentações Birck - 1 Filtros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck - 1 Representações Birck