Mieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Água KangenInstituto Federal Farroupilha
Por Donato Heinen. Publicado em 21/10/2020 as 20:42:18

Brasileiro que morreu após testes teria recebido placebo e não a vacina de Oxford, diz site

Laboratório AstraZeneca, responsável pelas experiências, ainda não divulgou oficialmente a informação


O brasileiro que participava como voluntário dos testes da vacina de Oxford contra o coronavírus morreu na última quinta-feira (15) não teria recebido a imunização, de acordo com o site Bloomberg e a agência de notícias Reuters. As reportagens citam uma fonte que pediu para não ser identificada porque as informações sobre o estudo não são públicas. De acordo com a publicação, o homem faria parte do grupo de controle comparativo, que recebe um placebo e não a dose do medicamento. Durante os testes, pesquisadores e participantes do estudo não sabem a que grupo pertencem.

A AstraZeneca afirmou que não pode comentar sobre casos individuais devido a confidencialidade e as regras do estudo.

Na segunda-feira (19), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi formalmente informada pela Universidade Oxford e pelo laboratório AstraZeneca, desenvolvedores da vacina.

estudo terá prosseguimento. De acordo com a Reuters, uma fonte afirmou que o teste no Brasil teria sido suspenso se o voluntário que morreu fizesse parte do braço ativo do ensaio clínico.

"Foram compartilhados com a Agência os dados referentes à investigação realizada pelo Comitê Internacional de Avaliação de Segurança. É importante ressaltar que, com base nos compromissos de confidencialidade ética previstos no protocolo, as agências reguladoras envolvidas recebem dados parciais referentes à investigação realizada por esse comitê, que sugeriu pelo prosseguimento do estudo", disse a Anvisa em nota.

O homem que morreu é um médico de 28 anos que trabalharia na linha de frente do combate ao coronavírus em um hospital privado e em outro da rede municipal, ambos na zona norte do Rio de Janeiro. Ele participou do estudo no fim de julho, adoeceu em setembro e seu quadro se agravou. 


GZH


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Representações BirckRepresentações Birck - 1 Filtros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck - 1 Representações Birck