Mieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015IFF - Banner ÉTICA E FELICIDADE - 27-1-21
Por Donato Heinen. Publicado em 28/01/2021 as 12:29:42

Unidade de Saúde Mental do HVS adere à Campanha Janeiro Branco

Uma árvore de recados foi montada no setor, com frases e poemas motivacionais


A Unidade de Saúde Mental do Hospital Vida & Saúde, de Santa Rosa, está promovendo atividades alusivas ao Janeiro Branco: mês voltado à promoção e prevenção da saúde mental e emocional.


Instituída nacionalmente em 2014, a campanha tem o propósito de chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental. A escolha pelo mês de janeiro se deu em função de termos simbólicos e culturais, que definem que as pessoas estão mais propensas a reflexão no primeiro mês do ano.


Ao longo de todo o mês, os profissionais da Saúde Mental do HVS têm discutido amplamente o tema, tanto entre os colaboradores, quanto com os pacientes. “Trata-se de um mês para (re)pensarmos nosso autocuidado e bem-estar, refletirmos sobre nossa qualidade de vida e de relacionamentos interpessoais em todos os espaços que ocupamos”, explica a enfermeira coordenadora da unidade, Fernanda Flores.


Rodas de conversa, discussões com registros individuais e coletivos e exposições de relatos têm sido algumas das atividades. Além disso, uma árvore de recados foi montada no setor, com frases e poemas motivacionais sobre o cuidado com a saúde mental.


A psiquiatra Lana Rubia Barbaro, médica responsável pela unidade, destaca uma tendência preocupante de aumento de número de casos de pessoas com algum tipo de transtorno. “Nas últimas décadas, presenciamos um aumento impressionante da quantidade de evidências disponíveis sobre o prejuízo e o impacto sofrido pelas pessoas com transtornos mentais. Dentre as emergências psiquiátricas mais comuns temos: transtornos relacionados ao uso de álcool e drogas, transtornos de humor, transtornos ansiosos, psicoses e tentativas de suicídio, sendo que o comportamento suicida tem apresentado tendência de crescimento principalmente na faixa etária mais jovem”, explica.


Embora os casos aumentem, a médica relata a eficiência dos tratamentos e a importância da busca pelo atendimento especializado: “Hoje podemos dizer que, se adequadamente tratadas, a maioria das pessoas com transtornos mentais pode se recuperar, levar vidas produtivas e fazer contribuições positivas para o desenvolvimento de suas famílias e comunidade”, finaliza. 


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Representações BirckFiltros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck