Mieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015
Por Donato Heinen. Publicado em 01/04/2021 as 20:24:05

Senado Russo aprova lei que permite a Putin permanecer no poder até 2036

Os candidatos ao Kremlin não podem ter dupla nacionalidade ou ter vivido em outro país no passado


Presidente da Rússia, Vladimir Putin

O Conselho da Federação da Rússia (Senado) aprovou nesta quarta-feira (31) uma lei que permite ao presidente Vladimir Putin permanecer no Kremlin até 2036.

A aprovação formal da lei ocorreu depois da Câmara Baixa do Parlamento russo ter votado favorável ao projeto no dia 24 de março. As informações são do site português Observador.

A modificação constitucional — que foi alvo de críticas dos opositores de Putin — permite ao chefe do Kremlin, que chegou ao poder no ano 2000, concorrer em mais duas eleições: em 2024 e em 2030.

A nova lei deixa claro que a mesma pessoa não pode ocupar o cargo de chefe de Estado durante mais de dois mandatos. No entanto, não impede que o político que tenha ocupado ou ocupe o cargo de presidente da Rússia, participe como candidato nas eleições presidenciais no momento da entrada em vigor da modificação.

A norma refere ainda que, no futuro, apenas podem ser candidatos à presidência do país os cidadãos com mais de 35 anos que tenham vivido permanentemente no país por pelo menos durante 25 anos consecutivos. Os candidatos ao Kremlin não podem ter dupla nacionalidade ou ter vivido em outro país no passado. 

Terça Livre


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Representações BirckFiltros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck