Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness AcademiaConstinta
Por Donato Heinen. Publicado em 05/06/2023 as 07:33:55

Grêmio vence o São Paulo de virada e entra no G-4 do Brasileirão

Time paulista abriu o placar com Calleri, mas o Tricolor virou com Cristaldo e Reinaldo


Bitello fez boas combinações pelo lado direito do ataque gremista (Mateus Bruxel / Agencia RBS)

Em uma tarde de grande atuação na Arena, o Grêmio venceu o São Paulo por 2 a 1, de virada, neste domingo (4). Calleri abriu o placar, e o Tricolor contou com gols de Cristaldo e Reinaldo para confirmar a vitória sobre os paulistas, pela 9ª rodada do Brasileirão. O resultado deixou a equipe na quarta posição, dentro do G-4, com 17 pontos, a apenas quatro do líder, o Botafogo. 

Na busca pela quarta vitória consecutiva e por um lugar no G-4, que garante vaga direta na Libertadores do ano que vem, Renato optou por uma mudança em relação ao time que venceu o Cruzeiro no meio da última semana. Cristaldo retornou aos titulares, no lugar de Cuiabano. Com o retorno do meia argentino, o Grêmio repetiu a escalação do último Gre-Nal

E não foi apenas a nominata da escalação que se repetiu. Assim como fez no clássico, o Grêmio mostrou bom futebol desde os primeiros minutos da partida. Logo aos 10 minutos, Luis Suárez recebeu cobrança de lateral na área e bateu cruzado. Rafael defendeu, mas deu rebote. O primeiro gol do jogo só não saiu por Bruno Uvini não ter alcançado a bola. 

O Grêmio fazia um jogo de controle sobre o adversário. Os 10 jogadores de linha atuavam dentro do campo do São Paulo. Só faltava a criação de oportunidades claras de gol. Na primeira vez que conseguiu escapar da pressão montada por Renato, o time de Dorival Junior abriu o placar. 

Aos 14, Caio Paulista avançou desde o campo de defesa para o ataque. O lateral improvisado acertou um lindo cruzamento para Calleri. O argentino cabeceou com estilo e enganou Gabriel Grando, que não saltou para tentar fazer a defesa. Mesmo em desvantagem, o Grêmio manteve o mesmo ritmo em campo.  

A primeira oportunidade de empate aconteceu em cabeceio de Suárez, aos 16, e que forçou Rafael a fazer grande defesa. No escanteio, Kannemann desviou de cabeça e o goleiro do São Paulo voltou a brilhar. Após algumas chegadas de perigo, a pressão do Grêmio deu resultado. Após cobrança de falta na área, Cristado arriscou o chute da entrada da área. Alan Franco usou o braço para interceptar o chute, e o árbitro assinalou pênalti sem hesitar. O argentino fez a cobrança e converteu, com 29 minutos de primeiro tempo. Rafael chegou a tocar na bola, mas não teve força suficiente para impedir o empate do Grêmio.

LEONARDO OLIVEIRA

LEONARDO OLIVEIRA

Um Grêmio em duas versões se instala no G-4

A virada se confirmou aos 38 minutos. Suárez recebeu na entrada da área, esperou a passagem de Reinaldo e rolou a bola para o ala. O ex-jogador do São Paulo soltou um chute forte e contou com a falha de Rafael para marcar o segundo gol gremista na Arena.  

A fome de gol do Grêmio não acabou após a virada. Em combinação pelo lado direito entre Fabio e Bitello, o meia encontrou Suárez na área. O centroavante tentou bater Rafael com um toque de ponta de chuteira na bola. Bruno Alves, impedido, perdeu chance na pequena área nos acréscimos.

— Merecíamos sair com um placar ainda melhor — resumiu Reinaldo na saída para o intervalo.

ALEX BAGÉ

ALEX BAGÉ

O Grêmio ganhou de novo e jogando bem

O segundo tempo começou com problemas para o Grêmio. Logo aos quatro minutos, Fabio sentiu uma lesão no tornozelo direito e precisou sair. João Pedro entrou em seu lugar. Logo aos 10 minutos, Grando precisou fazer uma defesa milagrosa. Rodriguinho recebeu passe no lado direito da defesa gremista e soltou um chute forte. O desvio do goleiro do Grêmio alterou a trajetória da bola o suficiente para impedir o gol do São Paulo.

Aos 11, Cristaldo deu a resposta pelo lado do Grêmio. O meia recebeu cruzamento na área, deu um drible de corpo no primeiro marcador e só não marcou pela intervenção precisa de Arboleda. Renato viu o São Paulo começando a crescer na partida e resolveu renovar o fôlego do ataque. Cristaldo, completamente esgotado, deu lugar para Galdino.

MARCOS BERTONCELLO

MARCOS BERTONCELLO

Grêmio supera marca de 500 mil pessoas que passaram pela Arena no ano

A pressão do São Paulo produziu alguns lances na área do Grêmio, mas sem oportunidades claras de gol. Luis Suárez, muito cansado, pediu a troca. Renato aproveitou sua última oportunidade de parar o jogo para substituições e fez três mudanças. Vina entrou no lugar do camisa 9, Mila foi para campo na vaga de Carballo e Diogo Barbosa substituiu Bitello. Já nos acréscimos, o São Paulo deu um susto. A finalização de Luciano passou em frente ao gol de Grando, mas saiu pela linha de fundo.

A torcida entendeu o momento da equipe e passou a cantar alto na Arena. Um alento que ajudou ao time a manter o ritmo nos minutos finais e segurar a quarta vitória consecutiva na temporada. Resultados que colocaram o clube de vez na briga pelo G-4 e esperando seu adversário nas quartas de final da Copa do Brasil.

Brasileirão — 9ª rodada  4/6/2023

GRÊMIO 2x1 SÃO PAULO

Grêmio

Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann; Fabio (João Pedro, 4'/2ºT), Villasanti, Carballo (Mila, 37'/2ºT) e Reinaldo; Bitello (Diogo Barbosa, 37'/2ºT), Cristaldo (Galdino, 17'/2ºT) e Luis Suárez (Vina, 37'/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi

São Paulo

Rafael, Arboleda, Alan Franco (David, 31'/2ºT) e Beraldo; Raí Ramos (Nathan, int.), Pablo Maia, Alisson (Luciano, 20'/2ºT), Michel Araújo (Marcos Paulo, 31'/2ºT) e Caio Paulista; Wellington Rato (Rodriguinho, int.) e Calleri. Técnico: Dorival Junior

Gols: Calleri (S) aos 14 minutos, Cristaldo (G) aos 28 minutos e Reinaldo (G), aos 35 minutos  do 1º tempo.

Cartões amarelos: Reinaldo e Mila (G); Alan Franco (S).

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (Fifa), auxiliado por Bruno Raphael Pires (Fifa) e Leone Carvalho Rocha (trio goiano). VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC).

Público: 42.207 (40.018 pagantes).

Renda: R$ 2.859.648,00.

Local: Arena do Grêmio.

Próximo jogo

Brasileirão — 10ª rodada

11/6/2023 — 18h30min

Flamengo x Grêmio 


GZH


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck