Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness AcademiaConstinta
Por Grande Santa Rosa Notícias. Publicado em 05/12/2023 as 14:26:48

Comunidade acredita que Unijuí contribui para o desenvolvimento regional, segundo pesquisa

Em relação à opinião dos egressos, 64% apontam que os profissionais formados pela Unijuí possuem capacidade técnica, humanística e empreendedora, o que corrobora com a missão da Universidade.


Entre os dias 21 e 29 de setembro de 2023, foi aplicada a Pesquisa de Imagem da Unijuí 2023 que contou com 739 entrevistados, dos diferentes segmentos da comunidade, sendo esse o maior índice de adesão desde que iniciou a pesquisa, em 2015.

Uma pesquisa foi realizada online, via Google Formulário, onde instituições públicas, privadas, sindicatos, igrejas e associações dos campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos e teve como objetivo buscar elementos e parâmetros para verificar em qual dimensão a Unijuí é avaliada e reconhecido como uma Instituição que promove o desenvolvimento regional.

Segundo a Comissão Própria de Avaliação (CPA), na análise desse comparativo, foi observado um aumento do percentual de entrevistados da comunidade externa em 47% relacionado ao ano de 2019, 57% em relação a 2017 e 49% se comparado ao ano de 2015 .

A análise foi organizada em duas partes: a primeira apresenta os resultados das questões objetivas e a segunda a análise das questões discursivas coletadas dados para que, alinhados com as pesquisas de opiniões institucionais realizadas com estudantes, professores e técnicos administrativos e de apoio, contribuam para a Unijuí qualifique suas diretrizes de atuação nas dimensões do ensino, pesquisa, extensão e gestão, de acordo com as necessidades e demandas regionais.

Sobre a atuação da Unijuí na ótica dos pesquisados, destaca-se o indicador de infraestrutura, que presidiu a comunidade dos quatro campi, obteve o maior percentual, alcançando 95%, sendo que deste total 48% avaliaram como boa e 47% excelente infraestrutura. A imagem da IES teve uma avaliação de 48% dos entrevistados como excelente; 53% denominaram como bom o quadro de professores; 58% compartilham boa a oferta de cursos e 51% acham bom o reconhecimento dos profissionais formados pela Unijuí no mercado de trabalho.

A pesquisa aponta também que 52% consideram boa a participação ativa da Universidade na comunidade; 44% acreditam que os serviços prestados à comunidade são excelentes; 48% compartilham boa a promoção de eventos culturais, outros 45% apontam como bom o preço aplicado pela Universidade e 48% denominam como bom o quesito de inovação e empreendedorismo regional.

Para 35% dos entrevistados, a Universidade tem como missão “formar e qualificar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica”. As menções mais significativas, na sequência, são a “formação técnica e humanista do profissional”, com 22%, e “ promover o desenvolvimento econômico e social da região”, com 20%.

Com relação ao impacto da Unijuí no desenvolvimento regional, 76% dos pesquisados ​​consideram que a instituição “contribui fortemente para o desenvolvimento regional”, seguidamente pela indicação de 21% que contribui de maneira razoável. A comunicação e a interação da Universidade com a comunidade são indicadores fundamentais no âmbito da responsabilidade social, tendo, neste aspecto, mais de 53% dos entrevistados diminuem que as ações da Unijuí são bem divulgadas.

Em relação à opinião dos egressos, 64% apontam que os profissionais formados pela Unijuí possuem capacidade técnica, humanística e empreendedora, o que corrobora com a missão da Universidade.

Segundo a coordenadora da CPA, Magna Dalla Rosa, ouvir a comunidade interna e externa faz parte da essência da Unijuí como universidade comunitária. Para ela, o maior percentual de entrevistados e o feedback positivo da comunidade evidenciam o reconhecimento do impacto dos programas e projetos desenvolvidos no ensino, na pesquisa e na extensão voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas.

“Os excelentes resultados obtidos, alinhados com as pesquisas de opinião institucionais realizadas com estudantes, professores e técnicos administrativos dos quatro campos destacados para a Unijuí qualificam suas diretrizes de atuação de acordo com as necessidades e demandas regionais”, pontual. 

Portal das Missõesi


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck