Ultradireita divide eleitorado com petistas, em grandes centros
Em 103 das maiores cidades do país, os institutos de pesquisa têm mostrado que a ultradireita neofascista, que embala o Partido Liberal (PL) do ex-mandatário Jair Bolsonaro, prevalece sobre os candidatos apoiados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de centro- esquerda.
Os mais recentes levantamentos eleitorais mostram um maior número de candidatos apoiados por Bolsonaro assumiram a liderança em relação aos chancelados por Lula (PT), em grandes centros com mais de 200 mil eleitores, onde tende a haver um segundo turno.
Os nomes apoiados pelo ex-presidente estão em primeiro lugar nas pesquisas em 23 desses grandes municípios; em 11 deles, isolados na ponta. Já os preferidos do atual presidente lideram em 16 cidades, sendo cinco de forma isolada. O cenário, no entanto, poderá se alterar completamente entre uma e outra fase das eleições municipais
Disputa
A vantagem de Bolsonaro sobre Lula ocorre mesmo com o petista tendo o nome vinculado a mais candidatos do que o ex-presidente: 81 concorrentes nas 103 maiores cidades do país têm a chancela de Lula, ante 64 de Bolsonaro. Os candidatos bolsonaristas, por sua vez, lideram em 8 das 26 capitais do país. Em outras três – São Paulo, Fortaleza e Rio Branco –, há disputa acirrada entre os nomes apoiados por Lula e Bolsonaro.
A capital cearense, Fortaleza, entre as outras capitais do país, é o único cenário em que ocorre a disputa entre PL e PT, cabeça a cabeça. Segundo o DataFolha, o bolsonarista André Fernandes (PL) e o petista Evandro Leitão estão na liderança das intenções de voto dos eleitores do Ceará.
Correio do Brasil