PSD de Gilberto Kassab emerge como novo substituto do velho MDB

Sob a liderança do ex-prefeito paulistano Gilberto Kassab, o Partido Social Democrático (PSD) emergiu destas eleições como a principal força municipal deste ano, com a conquista da maioria das prefeituras brasileiras. O lugar era ocupado pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), fundado no século passado, durante a ditadura militar
Novo comando
O destaque do PSD inclui a reeleição de prefeitos importantes como Eduardo Paes, no Rio de Janeiro; Topázio Neto, em Florianópolis; e Eduardo Braide, em São Luís.
Controle
A estratégia de Kassab de se aliar a diferentes governos, independentemente de sua orientação política, se mostrou eficaz para o PSD. Atualmente, o partido compõe o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o controle de três ministérios: Minas e Energia, Agricultura e Pesca.
Para o cientista político Rafael Cortez, falando à BBC, a posição de centralidade permite ao PSD ampliar seu alcance e solidificar sua base eleitoral.
— O PSD já nasce como um projeto de, em alguma medida, virar um novo MDB, e, assim, ser uma figura central para governabilidade — resume
Correio do Brasil