Noite cultural realizada em Santo Cristo encanta o público
Denominado Festival da Música Clássica, o concerto foi alusivo às comemorações dos 200 anos de Imigração Alemã. O Centro Cultural José Paulino Stein ficou lotado na noite de domingo, 27, deixando o público extasiado.
Sob a batuta do maestro Alessandro Munawek, a Orquestra Jovem Santa Rosa apresentou a sinfonia in G Ops 7, de Karl Friedrich Abel, e Suíte para Viola Orquestra, do compositor Ralph Vaughan Williams, na primeira parte do espetáculo. Em seguida, juntaram-se à orquestra, integrantes do Coral Misto Santa Cecília, de Santo Cristo, para a apresentação de Partes Corais de Carmina Burana. O concerto também teve a participação de Charles Media Tones no piano, Guilherme Glienke (contrabaixo), Júlia Coutinho (oboé) e Leonardo Menin na viola. A parte final do concerto contou com a participação de cerca de 100 cantores e músicos no palco.
O projeto do concerto foi desenvolvido no período de 24 a 28 de outubro com Orquestra Sinfônica com instrumentistas e cantores do Projeto Orquestra Jovem Santa Rosa, professores e músicos convidados das universidades UFSM, UFRGS, Orquestra Sinfônica de Santa Maria e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e Coral Misto Santa Cecília, de Santo Cristo, como convidado.
A Orquestra Jovem Santa Rosa está em atividade desde o ano de 2005 e tem por objetivo proporcionar a prática musical de concerto, oportunizando aos vários instrumentistas e cantores da cidade e região um espaço de desenvolvimento artístico, através de aulas, ensaios e concertos. A Associação Mantenedora do Coral e Orquestra Jovem Santa Rosa, possui convênio com a Prefeitura Municipal de Santa Rosa onde são pagos os honorários dos professores que trabalham com os alunos.
“Quero aqui externar minha gratidão à Associação Coral Santa Cecília, ao Coral Misto e ao maestro Misael Assmann. Minha gratidão pela receptividade, dedicação e empenho para realizar esta obra. Foram três concertos maravilhosos. Já estamos todos com saudades. Parabéns a todos que se envolveram nesta atividade. Pessoas de Santa Maria, Porto Alegre, São Paulo, Rio de janeiro, estão perguntando que lugar é esse no interior do Rio Grande do Sul que está fazendo Carmina Burana?”, declarou o maestro Alessandro.
Reportagem e fotos de Donato Heinen

.png)






.jpg)