Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness AcademiaLendo Escavações
Por Donato Heinen. Publicado em 03/11/2024 as 20:09:33

Verstappen faz corrida antológica, vence o GP de São Paulo e aponta para o título da F1

Holandês estraçalhou a concorrência, sob chuva em Interlagos


Holandês Max Verstappen fez uma das melhores provas da sua carreira | Foto: Nelson Almeida / AFP / CP

Max Verstappen estraçalhou a concorrência, numa corridaça sob chuva neste domingo, 3, em Interlagos, SP. O holandês largou em 15º e escalou o pelotão, contando com uma bandeira vermelha fortuita, para liderar. A partir daí, empilhou voltas rápidas até vencer com 19s de vantagem. A Alpine também aproveitou a vermelha para se posicionar na frente e, com boa velocidade de reta garantiu um impensável pódio duplo, Esteban Ocon à frente de Pierre Gasly. 

Foi o fim do jejum de dez provas sem vencer para o holandês e um duro golpe para as pretensões de Lando Norris. O britânico fica 62 pontos atrás após uma corrida cheia de erros e que deveria ter vencido, ao partir da pole-position. Pior ainda fez Lance Stroll, rodando e ficando atolado ao tentar voltar, ainda na volta de apresentação. 

O piloto da McLaren já patinou na largada e foi superado por George Russell com alguma facilidade. Max, lá atrás, fazia forte duelo com Lewis Hamilton, os dois tendo feito ótimas largadas. Yuki Tsunoda manteve o terceiro lugar, com Ocon em quarto. Leclerc iniciava uma solitária corrida defensiva na Ferrari, em quinto.

A chuva apertava e aliviava, sem nunca ir embora, Verstappen já tinha escalado para oitavo. Lá na frente Norris começava a pressionar Russell. Quando a chuva apertou, Russell tirou o pé e Norris enfim assumiu a ponta.

Em seguida, Nico Hulkenberg rodou e ficou atravessado, gerando um safety car virtual. Alguns pilotos aproveitaram para parar, entre eles Norris e Russell, mas já no fim do período de segurança. De repente, a chuva aumentou muito e a direção de prova acionou o safety convencional para alinhar o pelotão.

Alguns pilotos insistiram em ficar na pista, entre eles Verstappen, Ocon e Gasly. A sorte iria sorrir para todos. Mesmo com velocidade reduzida, Franco Canapino perdeu o controle na Junção e acertou o muro com força. Atravessado na reta, obrigou a bandeira vermelha. Com isso, Ocon liderava Verstappen, à frente de Gasly e todos teriam uma troca de pneus grátis.

Veio a relargada e Ocon abriu, enquanto Verstappen não tinha atingido a temperatura ideal dos pneus. Parecia uma impensável vitória da Alpine a caminho, mas Carlos Sainz errou e bateu, gerando outro carro de segurança. 

Desta vez sim, Verstappen foi com tudo, logo na relargada, retardou a freada por dentro e foi embora. Seriam 17 voltas mais rápidas até a bandeira definitiva, um banho sobre a concorrência. Norris passou reto e perdeu várias posições.

Mais atrás, Alonso fez ótima relargada, voltou aos pontos, para em seguida perder a concentração e sair da pista, caindo para último. Hamilton também passou reto e viu Liam Lawson superá-lo. Perez pressionava ambos. O mexicano tentou passar Lawson e levou uma aula do novato, batendo rodas e sendo superado de novo por Hamilton. Seguiram assim até o fim.

Na bandeirada, controle total de Max em primeiro, com as Alpine em formação. Russell foi quarto, num dia difícil para a Mercedes, seguido de Leclerc. Norris amargou apenas o sexto posto, seguido de Yuki Tsunoda de RB Junior, um apagadíssimo Piastri, Lawson e Hamilton completando os pontuadores. 

Correio do Povo


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck