Acompanhamento nutricional é aliado no tratamento de pacientes com tumores do tratogastrointestinal
A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) do Hospital Vida & Saúde recebe, anualmente, centenas de pacientes para tratamento de tumores do trato gastrointestinal - o que inclui casos no esôfago, estômago, peritônio, cólon ou reto. Um dos tratamentos nestes casos é uma cirurgia, que exige um preparo minucioso desses pacientes para tratar-se de um procedimento complexo, que envolve um alto risco nutricional.
Durante o tratamento desses pacientes, o HVS utiliza o protocolo de Imunonutrição e Abreviação de Jejum. Após avaliação do Cirurgião Oncológico, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) candidatos à cirurgia envolvendo o trato gastrointestinal, são encaminhados para avaliação nutricional na UNACON. Um nutricionista fornece e orienta o uso de suplementação específica contendo imunonutrientes (arginina, ômega 3 e nucleotídeos), e o uso de abreviador de jejum pré-operatório. O paciente sai da consulta com tudo o que precisa para o seu preparo nutricional. Na internação do pós-operatório o paciente também recebe essa suplementação e se necessário o restante da suplementação para finalizar o Protocolo de imunonutrição. Um nutricionista faz uma visita no leito, especifica o início da suplementação, a entrega do lactário e se necessário, em caso de alta precoce, fornece a quantidade de suplementos necessária para o paciente dar seguimento ao tratamento em casa.
“Poder oferecer um suporte nutricional de qualidade e colocar em prática o que temos na literatura é de extrema relevância. Hoje oferecemos aqui, no interior do Rio Grande de Sul, um cuidado especializado, que antes era uma realidade apenas dos grandes centros de saúde. Nosso objetivo é oferecer nutrientes para melhorar a recuperação do paciente, favorecer a cicatrização, reduzir complicações, tempo de permanência no hospital e reinternações”, explica a nutricionista da UNACON, Bruna Steffler.
Fonte: Jéssica Ribeiro - Assessora de Comunicação HVS