Golpe do golpe: vítimas de fraude do INSS são alvo de promessa falsa de ressarcimento

Como não há limites para os criminosos, agora tem o "golpe do golpe" do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Recém ocorreu a operação policial e golpistas já estão abordando aposentados e pensionistas com falsas promessas de agilizar a devolução das mensalidades associativas descontadas ilegalmente.
A abordagem é feita por e-mail, WhatsApp ou por telefone mesmo. Os criminosos pedem documentos e dados bancários. Não passe essas informações, pois elas são usadas para aplicar outros golpes, abrir contas bancárias e fazer compras em nome da vítima.
A única devolução já prevista é dos descontos de abril, pois o Ministério da Previdência Social conseguiu reter os valores antes de repassá-los às entidades. Este dinheiro será devolvido automaticamente na folha de pagamento de maio do INSS.
Sobre os valores anteriores, não há previsão de ressarcimento, embora o governo federal tenha dito que ele ocorrerá. Por enquanto, estima-se desvio de R$ 6,3 bilhões desde 2019, sem considerar os anos anteriores. A operação policial, porém, apreendeu apenas R$ 1 bilhão em bens até agora.
Giane Guerra-GZH