Senado: os 7 Estados que os democratas conseguiram 'roubar' aos republicanos

Os democratas ganharam esta terça-feira o controlo do Senado norte-americano, que estava nas mãos dos republicanos, e conseguiram virar sete Estados, alguns dos quais onde não venciam há décadas, segundo as projeções de vários meios de comunicação norte-americanos.
O democrata Adam Hamilton derrotou o senador republicano Roger Marshall, no Kansas, um Estado onde os democratas não conseguiam eleger para o Senado desde 1933.
No Texas, onde os democratas não conquistavam uma cadeira no Senado desde 1998, o deputado estadual James Talarico venceu o procurador-geral do Estado, Ken Paxton.
De acordo com a NBC News, o resultado mais surpreendente aconteceu na Carolina do Sul, onde a pediatra Annie Andrews 'roubou' o lugar da senadora Darline Graham. O Partido Democrata não conseguia eleger neste Estado para o Senado desde 1998.
O democrata Roy Cooper venceu a disputa para o Senado na Carolina do Norte, onde o partido não elegia um senador desde 2008. Cooper derrotou o republicano Michael Whatley, ex-presidente do Comité Nacional Republicano.
- No Ohio, o democrata Sherrod Brown derrotou o republicano que ocupava o cargo, Jon Husted. Esta vitória marca o regresso de Brown ao Senador, dois anos após ter perdido a cadeira.
O antigo atleta paralímpico Josh Turek venceu no Iowa, ao derrotar a republicada Ashley Hinson — apoiada pelo Presidente Donald Trump —, e tornou-se o primeiro senador democrata do Estado em mais de uma década
No Maine, o democrata Troy Jackson — ex-presidente do Senado estadual - superou a histórica senadora republicana Susan Collins, que ocupava o cargo há 30 anos.
No Mississípi, um dos estados que pode mudar de cor, há um impasse. A senadora republicana Cindy Hyde-Smith e o democrata Scott Colom estão em empate técnico, com uma diferença mínima de pouco mais de 40 votos e com os mesmos 48,9%. A Associated Press ainda não tinha declarado um vencedor até à manhã desta quarta-feira.
Segundo as projeções, os democratas conseguiram esta terça-feira alcançar a maioria no Senador norte-americano, retirando assim aos republicanos de Donald Trump o controlo das duas câmaras do Congresso.
Ana Rute Carvalho


.png)






.jpg)
 2-1-26.png)
.png)