Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness Academia
Por Donato Heinen. Publicado em 03/09/2025

Notas e Apartes 1.623

Dia 3-9-25 – Coluna publicada em GSRN


Conflito – O Mundo está em conflito permanente. A escalada aumenta ou diminui de acordo com a movimentação das peças no tabuleiro geopolítico e econômico. O embate gira basicamente em torno de dois eixos. De um lado, temos os valores do mundo capitalista, como a livre iniciativa, a liberdade de manifestação do pensamento e da religiosidade, a liberdade de ir e vir, os valores morais e familiares e a verdadeira democracia. De outro, os rigores do comunismo, onde o povo só pode expressar o que o Estado estabelece como a sua verdade, sem plena liberdade de ir e vir, onde a maior parte da economia é estatizada, a destruição da família é pregada abertamente e os países são governados por ditadores. O que você prefere?

Liberdade – Um mundo livre depende muito da maior economia e democracia do planeta. O retorno de Donald Trump ao governo americano está sendo decisivo para isso. A implantação do comunismo avançou a passos largos nos EUA durante o governo de Joe Biden, uma marionete do sistema, que em 2020 chegou à Presidência em eleição fraudada.

Dom Adair – Bispo da Diocese de Formosa (GO), Dom Adair Guimarães foi ovacionado por cerca de 80 mil fiéis presentes no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, no evento católico Desperta Brasil, no último sábado. “Pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida venha sobre vós a benção que nos impede de ter fome, guerra, doença e o comunismo”, disse o bispo ao lado de Frei Gilson. No Brasil, a maioria dos líderes da Igreja Católica está alheia e não enxerga um palmo à frente do nariz enquanto a implantação do comunismo ocorre lentamente, de forma sorrateira.

Alerta – O mundo está em alerta. Já tivemos duas Guerras Mundiais com dezenas de milhões de mortos, famílias destroçadas, cidades e países destruídos. Grande parte das armas usadas nessas guerras hoje estão em desuso. A tecnologia evoluiu muito nas últimas décadas. Há quem diga que a Terceira Guerra Mundial já começou. O governo da França, por exemplo, determinou que a rede hospitalar do país esteja pronta, a partir de março de 2026, para eventual novo conflito mundial. Conforme o Ministério da Saúde francês, a medida busca “antecipar, preparar e responder às necessidades de saúde da população, ao mesmo tempo que integra as necessidades específicas da defesa no campo da saúde”.

CPMI – A comissão mista que investiga as fraudes contra aposentados e pensionistas do INSS obteve provas que incriminam dezenas de larápios que desviaram bilhões de reais de pessoas humildes. De forma surpreendente, a CPMI aprovou, na segunda-feira (1º), o pedido de prisão preventiva de 21 pessoas investigadas por fraudes. A solicitação será encaminhada ao STF e terá como relator o ministro André Mendonça. As provas foram trazidas pelo advogado Eli Cohen, um dos responsáveis por ajudar a revelar o esquema de desvios, e respaldadas por investigações da Polícia Federal.

Coragem - Entre os nomes mais importantes estão Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS, e Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS". Resta saber se Mendonça terá a coragem necessária para determinar as prisões solicitadas pela CPMI. A propósito, o governo Lula alardeou que a GCU e a PF estariam investigando os fraudadores, quando a esquerda, na verdade, está empenhada em proteger os ladrões. Tanto que a PF sequer está investigando o tal Frei Chico, irmão de Lula, e nenhum fraudador foi preso.

Crime organizado – Um esquema sofisticado do PCC que movimentou impressionantes R$ 52 bilhões no setor de combustíveis foi revelado na operação Carbono Oculto. O esquema do PCC é considerado o mais sofisticado já identificado no Brasil. Pelo menos mil postos de combustíveis estão vinculados ao método criminoso. Empresas que atuam no centro financeiro do país (Faria Lima) também estão envolvidas nas fraudes bilionárias. O esquema foi desvendado por iniciativa das forças policiais do governo do Estado de São Paulo. Por isso o governo Lula não conseguiu mais ignorar os fatos e aderiu às investigações tentando avocar a si a iniciativa de combater o crime organizado. Vale lembrar a frase “O PT tinha diálogo com ‘nóis’ cabuloso”, de um preso do PCC grampeado em escuta telefônica transcrita em relatório da PF, em 2019. Precisa ser muito ingênuo e mal informado para acreditar que agora Lula e o PT querem realmente combater o crime organizado.

Farsa – Teve início, na manhã de ontem (2), a maior farsa processual já vista no sistema judiciário brasileiro. A Primeira Turma do STF está julgando o ex-presidente Bolsonaro e mais sete réus no que foi denominado de núcleo crucial. O processo é repleto de ilegalidades. A começar pela incompetência do Supremo para julgar os réus nos supostos crimes de tentativa de golpe de Estado e outros. Cerceamento de defesa, não concedendo aos advogados dos réus amplo acesso aos processos durante a fase de instrução. Um ministro do STF suspeito figurando como vítima e, ao mesmo tempo, atuando como investigador, acusador e julgador. Provas forjadas, conforme farta documentação apresentada pelo ex-perito do TSE Eduardo Tagliaferro. Ministros antecipando pela imprensa seus votos condenatórios. Ontem, durante a leitura de seu relatório, o ministro AM antecipou parte da sua decisão condenatória, mesmo antes da manifestação das defesas, entre outras ilegalidades.

Aberração – Uma das ações mais abjetas já vistas em um processo judicial foi o pedido do diretor da PF – instado pelo deputado petista Lindbergh “Farinhas” – para que o STF autorizasse que policiais penais ficassem dentro da casa de Jair Bolsonaro, em Brasília, onde reside com a esposa e uma filha menor, para evitar risco de fuga. Ouvido pelo ministro AM, o PGR se manifestou contrário à medida. O art. 5º, X, da Constituição, estabelece que a casa é um “asilo inviolável”. Cedo ou tarde, a justiça vai prevalecer e essa gente pagará por todas as ilegalidades cometidas.

Mobilização – Em meio ao julgamento de Jair Bolsonaro, teremos uma grande mobilização da população em manifestações marcadas para o próximo domingo. Os principais alvos dos protestos serão os ministros do STF por sua atuação política em um número expressivo de processos. Ulysses Guimarães já dizia que a única coisa temida pelos políticos é o povo nas ruas.

Provas – Chegou a hora de o Brasil decente saber como foram forjadas, a pedido do ministro AM, provas para incriminar os acusados de tentativa de golpe de Estado e outros crimes. Ouvido por uma comissão do Senado nessa terça-feira (2), o ex-perito do TSE Eduardo Tagliaferro apresentou milhares de documentos comprovando as falcatruas usadas para incriminar adversários políticos. Ele também revelou que deputados como Nereu Crispim (PSD/RS) e Alexandre Frota (PSDB) ajudaram a perseguir opositores como informantes do gabinete paralelo de Moraes. Para sua segurança, Tagliaferro está refugiado na Itália. “Todo material apresentado a essa comissão, que eu tenho comigo, já foi entregue para as autoridades americanas para que elas tomem providências em relação ao Supremo Tribunal Federal, a Alexandre de Moraes e a Procuradoria-Geral da República” disse Tagliaferro.

  Donato Heinen

 
Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck