Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness Academia
Por Donato Heinen. Publicado em 01/10/2025

Notas e Apartes 1.626

Dia 1º-10-25 – Coluna publicada em GSRN

                                             

ONU – A delegação que o governo Lula levou para a assembleia da ONU, em Nova Iorque, teve 110 pessoas. A viagem custou mais de R$ 4,3 MILHÕES do suor do povo brasileiro. Você ouviu alguma crítica contundente na mídia mamateira? As pessoas foram anestesiadas pelo sistema a tal ponto que poucos ainda se indignam com esses absurdos.

Reunião – Como comentei na última coluna, pouco tempo depois do convite de Donald Trump para Lula ir a Washington para uma reunião entre ambos, em entrevista à CNN, o chanceler Mauro Vieira disse que o presidente Lula está sempre pronto para conversar. Por isso, a reunião pode acontecer por telefone ou videoconferência, porque o presidente está muito ocupado, tem uma agenda muito cheia. Parece que Lula entendeu que fugir da raia não ficaria bem pra ele e avalia ir aos EUA. Ontem, em um evento, disse que levará Janja para a reunião com Trump. Mas ela fez sinal negativo com a mão. Ao que o presidente respondeu: “eu quero que ele (Trump) veja”. O encontro pessoal ainda não foi confirmado. A propósito, Lula quer negociar com Trump a retirada das sanções da Lei Magnitsky contra Moraes. Sério?

Janjinha – Ainda no evento de ontem, Lula agradeceu: “Obrigado, Janjinha, por você ter nascido e ter conhecido esta pérola de homem que você encontrou. Eu brinco dizendo que a UNESCO já me deu uns dez prêmios por ela ser a mulher mais bem casada do Planeta Terra”. Muito modesto o Lulinha...

Abraço – Com evidente ironia, Trump disse que ele e Lula se abraçaram na ONU. A esquerda acreditou e achou o máximo. Mas esta semana veio a ducha fria da realidade. O jornalista de esquerda Lauro Jardim, de O Globo, publicou notícia dizendo que o “abraço de Lula e Trump não foi um abraço” e que o presidente se surpreendeu com o relato do americano.

Diferenças – Muitas decisões do STF contra pessoas de direita afrontam a lei. Ao contrário do que ocorre com as de esquerda. Em novembro de 2019, Lula foi condenado pelo TRF-4 a 17 anos, um mês e 10 dias de prisão. As penas de Lula foram anuladas em 2021 pelo Supremo e ele foi conduzido à Presidência da República, em 2022. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro está em prisão domiciliar e não pode usar redes sociais e dar entrevistas por suposta coação em investigação judicial por enviar dinheiro para o filho Eduardo, nos EUA. Mas ele sequer foi denunciado pela PGR e continua preso. E tem gente que diz que isso é em defesa da democracia. É muita hipocrisia!

Vídeo – Em vídeo que circula na Internet, o vereador Diney Lenon, do PT de Poços de Caldas (MG), falando da tribuna sobre as manifestações de rua realizadas pela esquerda no dia 21 de setembro, disse: “Se você olhar a manifestação no Rio de Janeiro, ali não tinha só petista, não, gente. Ali tinha gente, intelectual, estudante, o famoso cidadão de bem, que tá envergonhado com essa máfia do Congresso Nacional que faz de tudo pra se beneficiar e fugir”. Ninguém pode dizer que o vereador não foi sincero. Além de petistas, tinha gente e cidadão de bem...

Anistia – Já comentei e repito. A maioria daqueles que hoje gritam “sem anistia” foi beneficiada por ela ou votou a favor da sua aprovação na Constituição de 1988. A Assembleia Constituinte já tratava o tema como sensível. Os constituintes decidiram que a anistia de crimes de golpe de Estado e congêneres é possível, ao contrário do que disse recentemente o ministro do Supremo Gilmar Mendes. Inicialmente, o texto previa a proibição desse benefício, mas um destaque aprovado por ampla maioria dos deputados retirou a expressão “e insuscetível do benefício da anistia” para tais crimes.

  Quem aprovou? – Foram 281 votos a favor e 120 contrários. Entre os constituintes que aprovaram a inclusão desses crimes como anistiáveis estão Fernando Henrique Cardoso, Geraldo Alckmin, Luiz Inácio Lula da Silva e Michel Temer. É muita hipocrisia dessa gente! As informações foram resgatadas dos arquivos da Biblioteca Nacional e publicados pelo senador de Santa Catarina Jorge Seif Júnior.

Dosimetria – O Centrão acabou sequestrando o projeto de anistia aos punidos com pena de prisão pelos atos de 8.1.23 propondo em seu lugar uma simples redução das penas. O que não interessa à grande maioria dos condenados. Uma associação formada por cerca de 600 famílias de presos comunicou, ontem, não ser favorável ao PL da Dosimetria. Segundo a entidade, a maior parte dos alvos de investigações sequer participou de qualquer depredação. O Centrão não quer anistia. Deseja a condenação definitiva de Bolsonaro e está de olho apenas nos votos de seus eleitores. Por outro lado, o STF aposta no Centrão para travar impeachment de ministros.

  Cerco – Os Estados Unidos continuam cercando a Venezuela com uma frota de navios e aeronaves em alto-mar. A justificativa oficial é evitar a passagem de embarcações com drogas destinadas ao território norte-americano. Três barcos com drogas já foram abatidos. Nicolás Maduro foi condenado nos EUA por narcotráfico. O objetivo real é asfixiar e encurralar o ditador e colocar em seu lugar Edmundo Gonzales, legitimamente eleito. Ele se mantém no poder após fraudar descaradamente a eleição presidencial de 28 de julho de 2024.

Milicianos – O governo da Venezuela está recrutando milhões de milicianos em defesa do país. Muitos são pessoas acima de 50, 60 anos. Na última semana, viralizou nas redes sociais vídeo onde aparece, entre outros, uma senhora recebendo treinamento militar. Ela está ligeiramente obesa – pesa uns 113 kg, aproximadamente – e corre com um fuzil nas mãos.

Lavagem cerebral – O que leva as pessoas a defenderem um ditador que faliu com a Venezuela, causando desemprego e fome, com milhões de pessoas fugindo do país em busca de trabalho e liberdade? Isso é resultado da lavagem cerebral feita ao longo de quase três décadas, que faz os comunistas perderem o senso da realidade.

Sanções – Para os brasileiros que esperam que a verdadeira democracia volte a imperar no país, a aplicação da Lei Global Magnistsky pelos EUA contra pessoas que violaram direitos humanos e também cometeram outros crimes em território norte-americano e brasileiro demora a surtir efeitos. No Brasil, vemos a lei ser atropelada e sua aplicação apressada quando interessa aos poderosos. A Magnistky age como uma jiboia, asfixiando suas vítimas aos poucos. Além do ministro AM, os familiares que atuam em seu favor para tentar ludibriar as sanções também estão sendo punidos. Desde a semana passada, o site do escritório da família Moraes apresenta instabilidade e foi retirado do ar várias vezes. O que aconteceu ainda ontem.

Ataques – Praticamente a cada semana, a imprensa gaúcha noticia ataques de cães das raças pitbull e rotweiller a pessoas e outros animais. Isso já resultou em várias mortes este ano. O que leva alguém a manter cães tão perigosos e ferozes em sua casa ou propriedade? Difícil de entender.

  Donato Heinen

 
Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck