CASTELO DE WARTBURG
Integrado
pela UNESCO, em 1999, à lista do Patrimônio Mundial devido aos seus
valores culturais de significado universal como um monumento excepcional do
período feudal na Europa Central, o Castelo de Wartburg tem vista privilegiada
para a cidade de Eisenach, no Estado da Turíngia, na Alemanha.
Conhecemos o castelo no final de julho de 2012, quando a Luciana e eu percorremos 9.659 km de carro em dez países da Europa, entre eles a Alemanha. O Schloss von Wartburg é um ponto turístico muito bonito e visitado por turistas do mundo inteiro.
As principais causas das reformas religiosas tiveram início no século XVI e foram desencadeadas devido aos abusos cometidos pela Igreja Católica e também objetivando uma mudança na visão de mundo.
A partir do final da Idade Média, houve uma perda gradativa de identidade por parte da Igreja Católica considerando que as preocupações materiais estavam se sobrepondo à religiosidade. Grande parcela da população estava insatisfeita com os rumos da Igreja. Os clérigos católicos condenavam o lucro e os juros, enquanto o papa vendia indulgências para arrecadar dinheiro destinado à construção da basílica de São Pedro, em Roma.
Registra a história que o monge alemão Martinho Lutero afixou na porta da igreja de Wittenberg, junto ao castelo, as 95 teses que criticavam vários pontos da doutrina católica. Lutero foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da Igreja Católica.
Em suas teses, ele condenou a venda de indulgências e propôs a fundação da religião luterana. Segundo Lutero, a salvação do homem decorria dos atos praticados em vida e pela fé. Mesmo sendo contrário ao comércio, contou com expressivo apoio de príncipes e reis da época. Martinho também condenou o culto a imagens e revogou o celibato em suas teses.
Convocado pelo imperador Carlos V a desmentir as teses, em 16 de abril de 1521, Lutero não só defendeu suas 95 teses como ainda mostrou a necessidade da reforma da Igreja Católica.
Os avanços do protestantismo e a perda de fiéis por parte da Igreja Católica desencadearam o Concílio de Trento, realizado na cidade italiana de Trento para traçar um plano de reação. Entre outras definições, o Concílio decidiu pela retomada do Tribunal do Santo Ofício com a chamada Inquisição, punindo e condenando os acusados de heresias.
Em vários países europeus, as minorias religiosas foram perseguidas e o radicalismo originou conflitos como a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), que colocou católicos contra protestantes por motivos religiosos.
O Dia da Reforma Protestante é comemorado em 31 de outubro em referência ao dia 31 de outubro de 1517, quando Lutero pregou suas 95 teses na porta da igreja de Wittemberg.
Donato Heinen