Dia de Campo na Casa Familiar Rural de Campina das Missões apresenta oportunidades para juventude rural
Sementes do Hoje, Colheita do Amanhã. O nome do dia de campo realizado junto à Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Filhos da Terra, de Campina das Missões, nesta quinta-feira (16/10), revela a atenção à juventude rural que foi foco e público principal do evento. Oportunidades para jovens que escolhem permanecer no meio rural também foram apresentadas em estações temáticas que levaram em conta alternativas de renda e qualidade de vida, vinculadas à realidade regional.
Diante da importância do evento, realizado na instituição de ensino que atende a região há 20 anos, participaram autoridades locais e regionais, assim como estudantes, familiares e representantes da comunidade.
Entre os temas abordados estiveram a sucessão rural, em uma aliança entre tradição e inovação; instalações para bovinocultura de leite, com ênfase na produção com amor e técnica, e o ciclo das pastagens, informações importantes para a região que está inserida na maior bacia leiteira do Estado; produção de mudas em viveiro como alternativa de renda; agrofloresta para integração da produção de alimentos e preservação da biodiversidade como proposta de futuro sustentável; e floricultura como alternativa de bem-estar e renda.
Segundo a diretora da instituição anfitriã, Mariéle Röpke, o Dia de Campo é uma oportunidade de dar visibilidade à proposta do trabalho realizado na Casa Familiar Rural ao longo das últimas duas décadas, com o apoio de diversos parceiros, buscando contribuir com a agricultura familiar e a educação no campo, importantes para a promoção do desenvolvimento regional.
O evento é resultado de um arranjo institucional que envolveu Casa Familiar Rural, Memorial da Evolução Agrícola (MEA), Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Arede e equipe Phenoglad da UFSM. Também conta com a parceria da Cooperluz, Sicredi, Cresol, Coopermil, Associação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Grande Santa Rosa, Arede, Prefeitura, Coopasc, Senar, Cotrirosa, Doceoli, Fetag e Diocese de Santo Ângelo.
Foto: José Schafer