"Fizemos um acordo muito bom com a NATO. Estamos aqui para salvar vidas"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, esteve reunido, durante a tarde desta sexta-feira, dia 17 de outubro, com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca, em Washington.
No seguimento do encontro dos dois chefes de Estado, a Casa Branca partilhou uma imagem de ambos e escreveu a seguinte legenda: "Não estamos a perder pessoas, não estamos a gastar dinheiro, estamos a ser pagos por munições e mísseis... Fizemos um acordo muito bom com a NATO, mas não é por isso que estamos nisto. Estamos aqui para salvar milhares de vidas..."
A citação, dita por Donald Trump durante a reunião com Volodymyr Zelensky, refere-se ao acordo que os Estados Unidos têm com a NATO, que permite às diversas nações comprarem armas norte-americanas para enviar para a Ucrânia.
De recordar que Donald Trump e Volodymyr Zelensky reuniram-se, esta tarde, para falar sobre a guerra na Ucrânia, tendo o norte-americano começado por elogiar o seu homólogo ucraniano.
Enquanto falavam aos jornalistas, Trump afirmou que iria revelar o que falou com o presidente russo, Vladimir Putin, ao telefone na quinta-feira, acrescentando acreditar que este "quer acabar com a guerra" na Ucrânia.
Embora Zelensky também queira pôr fim ao conflito, mostrou-se reticente quanto a isso. Ainda assim, salientou ser preciso que todos se sentem, conversem e concordem com um cessar-fogo.