Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness AcademiaConstinta
Por Donato Heinen. Publicado em 26/03/2021

Notas e Apartes nº 1.398

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 24-3-21


Declaração de Helsinque – A Associação Médica Mundial estabeleceu princípios éticos para as pesquisas médicas em seres humanos. Declaração foi adotada pela 18ª Assembléia Médica Mundial de Helsinque, Finlândia, em junho do 1964, e emendada várias vezes. A última foi na 52ª Assembléia Geral de Edimburgo, Escócia, em outubro de 2000.

  Tratamento – Consta no art. 32 da declaração que “no tratamento de um paciente, quando métodos profiláticos, diagnósticos e terapêuticos comprovados não existirem ou forem ineficazes, o médico com o consentimento informado do paciente, deverá ser livre para utilizar medidas profiláticas, diagnósticas e terapêuticas não comprovadas ou inovadoras, se, em seu julgamento, estas oferecerem a esperança de salvar a vida, restabelecer a saúde e aliviar o sofrimento. Quando possível, essas medidas devem ser objeto de pesquisa, programada para avaliar sua segurança ou eficácia. Em todos os casos, as novas informações devem ser registradas e, quando apropriado, publicadas. As outras diretrizes relevantes desta declaração devem ser seguidas”.

Covid-19 – Cresce o número de municípios país afora que adotam tratamentos preventivo e precoce contra o novo coronavírus. O que vem reduzindo drasticamente o número de internados e de óbitos nesses locais. Como diz a Declaração de Helsinque, “o médico com o consentimento informado do paciente, deverá ser livre para utilizar medidas profiláticas, diagnósticas e terapêuticas não comprovadas ou inovadoras”. Por isso, não dá para entender como há tantas pessoas trabalhado contra isso, inclusive com partidos como PT e PSOL ingressando na Justiça para impedir o tratamento. Com isso, dezenas de milhares de pessoas estão sendo condenadas à morte ao terem o acesso negado.

Narrativa – O que essa gente ganha sendo contra esses tratamentos? Se não acreditam em sua eficácia, não tomem. Por que não permitir que médico e paciente exerçam o direito de acesso aos medicamentos? Simples assim. O tempo está se encarregando de estabelecer a verdade. Veja no site www.ivmmeta.com dados científicos sobre a segurança e eficácia.

Mandetta – Dezenas de milhares de pessoas foram induzidas em erro pelo ex-ministro da Saúde. Lembram quando ele dizia que a pessoa com sintomas de covid-19 só deveria ir ao hospital ao sentir falta de ar? São vidas que poderiam ter sido salvas. Até um leigo sabe que quanto antes o paciente procurar atendimento maior será a chance de curar qualquer doença.

  Enquete – Esta semana, promovi enquete no Facebook, e em alguns grupos de WhatsApp,  para saber a opinião das pessoas sobre vacinação perguntando: quando estiver disponível para a sua faixa etária, você pretende tomar a vacina contra covid-19? Opções de respostas: sim, não, talvez e só se for obrigado. O sim foi a opção mais citada com 54,54%, seguida do não (27,27%), talvez (13,34%) e, só se for obrigado, com 4,85% das opiniões. Agradeço a todos que participaram.

Hipocrisia – “Tenho certeza que o diagnóstico precoce salvou meu pai. A gente sabe que o diagnóstico e a intervenção precoces nessa doença são realmente as ferramentas mais associadas à sobrevida dos pacientes.” Assim, a médica Ludhmila Hajjar, ainda a pouco cotada para ser ministra da Saúde, agradeceu, em vídeo, ao médico que salvou o pai dela do covid-19. Na semana passada e, em entrevista a CNN, ela disse ser contrária a esses tratamentos. Hipócrita e demagoga. É o mínimo que se pode dizer dela. Vejam do que nos livramos no ministério.

  SygoA Sygo é uma empresa de internet por fibra óptica com matriz em Santo Cristo. Através do projeto Talentos de Fibra, a empresa abre no RS 150 vagas de emprego exclusivas para músicos. Os interessados devem se inscrever no site www.sygo.com.br. A iniciativa teve repercussão estadual esta semana através da RBS TV. Parabéns.

Donato Heinen

 
Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck