Mieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015
Por Donato Heinen. Publicado em 21/04/2021

Notas e Apartes nº 1.402

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 21-4-21

  

Tudo por dinheiro – O bioquímico e biólogo molecular inglês Richard J. Roberts é detentor do prêmio Nobel de Medicina. Segundo ele, “a indústria farmacêutica não quer curar ninguém. A cura é menos rentável que a doença”. Antes mesmo da pandemia, ele já declarou que a indústria prefere investir em pesquisas que venham a ser rentáveis. Ainda de acordo com o dr. Richard, “as empresas farmacêuticas não estão tão interessadas em curar as pessoas como estão em tirar-lhes dinheiro”.

Exemplos – O remédio conhecido como Remdesivir foi aprovado recentemente pela ANVISA para tratamento de covid-19. Os estudos com o remédio ainda não são conclusivos. Assim como os da invermectina, hidroxicloroquina e outros. O Remdesivir custa a bagatela de 17 mil reais a ampola e só pode ser usado em pacientes com sintomas GRAVES. Já a invermectina e a hidroxicloroquina custam poucos reais. Fácil concluir porque os grandes laboratórios, apoiados pela velha mídia e por inocentes úteis, combatem tanto a eficácia destes últimos. Já comprovada clinicamente, desde que usados de forma preventiva ou precoce. Aqueles que sonegam ao povo o acesso a esses tratamentos serão responsabilizados um dia pelas dezenas de milhares de mortes que poderiam ter sido evitadas? Provavelmente, não.

CPI – Por sua natureza, uma CPI é um instrumento político. Primeiro, porque a grande maioria dos parlamentares não tem habilidades de investigador. Em segundo lugar, é uma grande perda de tempo e dinheiro público, pois as CPI’s quase nunca são conclusivas, servindo como ferramentas de chantagem política.

STF – Em mais uma ingerência indevida no Poder Legislativo, o STF determinou a abertura de CPI para averiguar eventuais atos indevidos do governo federal no combate à pandemia. A CPI foi criada, tendo sido agregado a ela pedido para estender as investigações a governadores e prefeitos no mesmo sentido. Mas como o governo tem minoria na CPI, dificilmente os desvios de dinheiro público atribuídos a estes serão investigados. Ou seja, se quer investigar o governo federal, que destinou BILHÕES de reais a estados e municípios, em vez de responsabilizar quem desviou uma boa parte desse dinheiro.

Cobrança – Mais efetivas do que qualquer CPI são as investigações da Polícia Federal e da PGR. Um exemplo são os pedidos de informações da PGR para que governadores informem sobre o destino dos recursos enviados para construir hospitais de campanha em vários estados. Pedido similar havia sido encaminhado no dia 12 de março, mas as respostas foram julgadas incompletas e insuficientes.

Marco Aurélio – O ministro do STF Marco Aurélio Mello declarou em entrevista que votou em Fernando Haddad para presidente, em 2018. “Votei no Haddad porque ele foi um bom prefeito em São Paulo. Ele, eleito presidente pelo PT, faria de tudo ao seu alcance para recuperar a imagem do partido, que nós acreditamos no início que fosse um partido diferente dos demais”. Basta pesquisar um pouco para descobrir o desastre que foi a administração de Haddad como prefeito. Fácil imaginar o caos que o Brasil estaria vivendo hoje com ele na presidência. Lockdown nacional, miséria e desemprego nos níveis da Venezuela e Argentina etc.

Tratamento – Em breve, moradores de Santo Cristo devem ter acesso na rede pública de Saúde aos tratamentos preventivo e precoce contra covid-19. Cada pessoa deve ter a liberdade de tomar, se quiser. Simples assim. Cada vez mais, a eficácia dos remédios vem sendo comprovada clinicamente.

Safra – Depois da frustração de 2020, estimativa da Emater indica que o RS deve colher sua maior safra de soja da história. E com preço recorde, quase o dobro da safra passada. Uma pequena compensação pelos bilhões de reais que foram perdidos, principalmente pelos pequenos empreendedores, devido às restrições impostas pelo governo do Estado durante a pandemia. Uma boa notícia.

    Donato Heinen

 
Representações BirckFiltros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck