Mieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015
Por Donato Heinen. Publicado em 08/06/2021

Notas e Apartes 1.409

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 9-6-21


México – Nas eleições do último domingo no México, cabeças humanas foram encontradas em seções eleitorais na cidade de Tijuana, que faz fronteira com os EUA. A primeira cabeça foi deixada em uma caixa durante a manhã, pouco antes da votação iniciar, segundo o jornal El Universal. O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do nosso TSE, esteve no México como um dos observadores convidados para acompanhar o pleito. Segundo Barroso, as eleições mexicanas transcorreram em perfeita normalidade. Se Barroso diz...

Reconhecimento – Embora todas as campanhas de difamação veiculadas pela imprensa e o pessoal da esquerda no exterior, aos poucos a verdade vai se restabelecendo no Brasil e fora dele. Em uma de suas capas na última semana, o Wall Street Journal, dos EUA, um dos principais jornais econômicos do mundo, noticia a recuperação da economia brasileira com crescimento de 1,2% no primeiro trimestre deste ano. A reportagem destaca a retomada do consumo por conta, principalmente, dos auxílios concedidos pelo governo federal à população.

Agro – Ainda segundo o WSJ, o setor da agricultura é um dos principais responsáveis pelo resultado positivo, com crescimento de 5,7% se comparado ao trimestre anterior, somado a um aumento de 4,6% nos investimentos. Por outro lado, o jornal ainda destaca que os auxílios emergenciais concedidos pelo governo federal evitaram uma queda ainda maior do PIB em 2020, que foi de -4,1%, equivalente à metade da redução em outros países da América do Sul.

Hipocrisia – João Doria, governador de São Paulo, é o rei dos hipócritas. No final do ano passado, enquanto seu Estado estava com a maioria dos estabelecimentos fechados por decreto, ele viajou a Miami. Agora, São Paulo continua com severas medidas de restrições com recomendação das pessoas só viajarem se tiverem estrita necessidade. No final de semana, o hipócrita mor foi flagrado na piscina de um hotel de luxo, no Rio de Janeiro. Sem máscara, dizem os críticos. Não vou criticar a falta do acessório. O que não é admissível é que ele tranque o Estado e viaje a lazer, fazendo o contrário do que determina aos demais cidadãos paulistas.

Seca – Falei da escassez de chuvas na última coluna, ao longo dos quase 2,2 mil km que percorremos de carro entre Santo Cristo e Formosa, GO, seguindo pelo extremo oeste do RS, SC, PR, SP, MG, sul de Goiás e DF. Na volta, por outro caminho a partir de Uberlândia (MG), via Sorocaba (SP), a realidade é a mesma. Foram 5.159 km percorridos ao todo, onde encontramos apenas uma chuva leve nas proximidades de Uberaba (MG). A nossa região ainda é a que está em melhores condições hídricas.

Copa América – Nos últimos anos, no Brasil, tudo é politizado. Chegou a vez do futebol. Como a Colômbia e a Argentina desistiram, o presidente Bolsonaro concordou que o Brasil sediasse a Copa América. Pronto. Foi o suficiente para que seus inimigos políticos – capitaneados pela Globo – manifestassem contra com os argumentos mais absurdos. Temos diversas competições em disputa, como os campeonatos das séries A, B, C e D, Copa do Brasil, Libertadores, Eliminatórias, entre outras, envolvendo mais de CEM equipes, durante mais de meio ano. Sem problemas sanitários. Agora, a Copa América, que envolve apenas dez seleções com no máximo de 65 pessoas por país, durante um mês, é o grande problema e vai disseminar o coronavírus no país. O tema chegou até a CPI da Pandemia, que pretende ouvir os responsáveis sobre o assunto. Esse pessoal do circo da CPI perdeu totalmente o senso do ridículo.

Inter – Não dá para deixar de registrar o fiasco monumental proporcionado pelo Inter no domingo com a goleada de 5x1 frente ao Fortaleza. As ideias “inovadoras” do técnico Ramirez fizeram o time descer a ladeira depois do vice-campeonato brasileiro, conquistado na era Abel.

  Donato Heinen

 
Representações BirckFiltros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck