Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness AcademiaConstinta
Por Donato Heinen. Publicado em 01/09/2022

Notas e Apartes 1.473

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 31-8-22


Debate – A TV Bandeirantes foi, mais uma vez, a primeira a promover um debate entre presidenciáveis no primeiro turno, domingo, dia 28. Foram convidados e compareceram os seis primeiros colocados nas pesquisas eleitorais.  O presidente Jair Bolsonaro, Lula, Ciro Gomes, Simone Tebet, Felipe D’Ávila e Soraya Thronicke.

Corrupção – No primeiro embate entre Bolsonaro e Lula, o presidente lembrou que em sua delação premiada “Paloci disse que em seu governo foi tudo aparelhado, menos o Banco Central, e foi reservada uma conta para o senhor no exterior com centenas de milhões de reais, e que o senhor recebia pacotes de 50 mil reais. O seu governo foi o mais corrupto da história”, disse. Lula fugiu do tema corrupção e falou sobre realizações do seu governo em diversas áreas e terminou dizendo que o presidente gosta de falar em números que não existem.

Avaliações – Vários analistas da velha mídia identificados com a esquerda comentaram que o candidato do PT se saiu mal no debate. Já entre os aliados, era esperado que Lula fosse mais enfático e provocasse Bolsonaro ao mencionar temas delicados para o presidente. Eles também consideram que o candidato não se saiu bem especialmente em sua primeira resposta, quando foi questionado por Bolsonaro sobre corrupção, tendo ficado mudo em outro momento da sua fala.

Melhor – Segundo pesquisa do DataFolha, realizada com 64 eleitores indecisos, Simone Tebet se saiu melhor no debate da Band, e Bolsonaro foi o pior. Já em enquete feita pelo jornalista Ricardo Noblat, que apoia Lula, da qual participaram 120 mil pessoas, 70% responderam que Bolsonaro se saiu melhor. Lula teve 10% a seu favor na avaliação.

Farpas - Os aliados também ficaram furiosos com ataques de Ciro Gomes a Lula, embora o petista tenha tentado ser afetuoso com ele. Em determinado momento, disse que Ciro saiu do Brasil em 2018, indo a Paris para não votar em Haddad. O pedestista respondeu que Lula não saiu porque estava preso. 

Absolvido – Dizer que absolvido em todas as instâncias, inclusive na ONU, foi considerada a maior das mentiras de Lula no debate. Como é sabido, ele não foi absolvido em nenhum dos processos onde foi condenado por 9 juízes de carreira, em três instâncias. O ministro Fachin anulou os processos argumentando que os julgamentos não deveriam ter ocorrido em Curitiba, mas em Brasília. A propósito, a ONU não tem competência para julgar, muito menos absolver, qualquer ladrão. Ah, o corrupto também foi “absolvido” pela Globo.

Tebet – Senadora pelo MDB de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet foi escolhida candidata a presidente da tal terceira via, depois de vários outros nomes serem cogitados, entre eles Doria e Moro. Em número de votos, a terceira via praticamente não existe. Tebet não tem apoio sequer da grande maioria do seu próprio partido. Em Santo Cristo, por exemplo, estima-se que cerca de 99% dos filiados não devem votar nela. O MDB do município inclusive expediu nota pública para informar aos filiados e simpatizantes que “em relação à eleição para presidente da República, por apreço à liberdade, aos valores da família e à inconformidade com a corrupção institucionalizada ao tempo do ex-presidente Lula, que provocou o desvio de bilhões de reais, recomenda voto para o candidato à reeleição Jair Messias Bolsonaro”.

Pesquisas – Várias pesquisas recentes realizadas na maioria dos estados indicam o crescimento de Jair Bolsonaro junto ao eleitorado. Analistas estimam que das cinco regiões do país, o presidente deve ser vencedor em quatro: Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, perdendo apenas no Nordeste.

Donato Heinen

 
Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck