Mieth MadeirasBanner Tchê Milk - 14-10-22ESTOFARIA DO MÁRCIO
Por Donato Heinen. Publicado em 15/11/2022

Notas e Apartes nº 1.484

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 16-11-22

 

Mobilizações – As mobilizações populares continuam em dezenas de cidades do Brasil, desde a divulgação dos resultados das eleições do dia 30 de outubro, quando um candidato, que sequer poderia concorrer, foi definido como presidente  em condições obscuras. As manifestações são DEMOCRÁTICAS, ao contrário do que dizem o ministro Alexandre de Moraes, os militantes de esquerda e a velha mídia desmamada. A Constituição federal assegura a livre manifestação do pensamento, a liberdade de reunião, desde que pacífica, bem como a liberdade de locomoção no território nacional. Por outro lado, de acordo com a Lei 14.197/21, “não constitui crime (...) a manifestação crítica aos poderes constitucionais nem a atividade jornalística ou a reivindicação de direitos e garantias constitucionais, por meio de passeatas, de reuniões, de greves, de aglomerações ou de qualquer outra forma de manifestação política com propósitos sociais”.

COP 27 – Estimativas indicam que cerca de 400 aviões privados levaram líderes mundiais para participar da cúpula climática da ONU, denominada COP 27, que é realizada no Egito. Como se sabe, aviões causam muita poluição. As lideranças estão reunidas para debater soluções para os problemas climáticos e dizer que você precisa reduzir a emissão de CO2 para diminuir a poluição que você causa. A hipocrisia é uma das marcas de muitos governantes. Ah, o evento é patrocinado pela Coca-Cola, acusada de uso intensivo de garrafas plásticas, que são altamente poluentes.

Exemplo – O ungido do TSE ao cargo de presidente da República não ficou atrás em termos de hipocrisia. O larápio também viajou em jato particular para o Egito na segunda-feira. O presidente escolhido pelo TSE para presidir o Brasil a partir de 2023, faz de conta que já governa o país. O jato pertence ao empresário José Seripieri Filho, ex-dono da Qualicorp e dono da QSaúde, que já foi preso em 2020 por suposto esquema de caixa 2 na campanha de José Serra. Tudo normal.

Ministros – Seis ministros do STF estão em Nova Iorque participando de um evento privado denominado Lide Brazil Conference, promovido pelo Grupo Doria. Eles estão sendo alvos de protestos e xingamentos por parte de brasileiros indignados, conforme vídeos publicados na internet. Pasme, leitor! Eles foram para os Estados Unidos para palestrar sobre democracia e liberdade. Enquanto isso, são os primeiros a atentar contra a liberdade de expressão em nosso país, decretando a prisão até de um deputado e de vários jornalistas por supostos crimes de opinião, além de proferir outras dezenas de decisões inconstitucionais. Hipócritas!

Relatório – O relatório do Ministério da Defesa sobre as eleições em 1º e 2º turnos foi divulgado na quarta-feira, 8. Uma das conclusões é de que “não é possível assegurar que os programas que foram executados nas urnas eletrônicas estão livres de inserções maliciosas que alterem o seu funcionamento”. Ou seja, elas são passíveis de fraudes. Para esclarecer se ocorreram, ou não, irregularidades nas eleições de 2 e 30 de outubro, o ministério espera que a Justiça Eleitoral libere o código fonte das urnas.

Mercado – A reação do mercado ante as falas de Lula dizendo que não pretende obedecer ao teto de gastos foi imediata. Dólar em alta e Bolsa em queda. Ou seja, responsabilidade fiscal zero. Várias lideranças empresariais se mostraram surpresas com o comportamento do “escolhido”. É sério isso? Como essa gente acreditou nas lorotas do larápio, depois de tudo que ele já fez e falou? Só se deixou enganar quem quis.

Copa – Desisti de ir à Copa do Mundo, no Catar. Preços de passagens aéreas, hospedagem, alimentação e ingressos dos jogos aumentaram de forma absurda.  

  Donato Heinen

 
Representações BirckFiltros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck