Notas e Apartes nº 1.502
Donato Heinen, de Portugal
Feira – O evento se tornou famoso em todo o país. Durante três edições seguidas ele deixou de ser realizado devido a pandemia de covid-19. Mas este ano retornou com força. A IV Feira da Foda ocorreu no último final de semana, de sexta-feira até domingo, na pequena localidade de Pias, município de Monção, Distrito de Viana do Castelo, Norte de Portugal, a poucos quilômetros da fronteira com a Espanha.
Origem – Em entrevista que vai ao ar no Cidade Alerta do próximo sábado, pela Rádio Regional, o músico Sérgio Quintas fala sobre a origem do nome da Feira da Foda. Ele conta que antigamente, antes de levarem seus animais para vender em uma feira, alguns proprietários davam a eles muito sal misturado às forragens, o que os fazia beberem muita água. Assim, os animais pareciam bem gordos, facilitando a venda. Mas no dia seguinte, os compradores constatavam que os animais que haviam comprado estavam com barriga d’água e eram, na verdade, bem magros. Aí, após constatarem que haviam sido iludidos, exclamavam: mas que foda!
Festa – A partir dessas histórias contadas na região, lideranças da localidade resolveram realizar a feira com essa denominação. O prato principal é feito à base de carne de carneiro, que é assado inteiro, e servido com outros ingredientes. Devido ao nome inusitado, que no Brasil representa um palavrão – e aqui também, segundo Sérgio Quintas – o evento se popularizou muito e atrai visitantes de vários distritos, principalmente do Norte do país.
Músicas e danças – Além da gastronomia, apresentações de músicas e danças típicas do folclore português são as atrações da feira, como os característicos fados ao som de gaitas, bombos e outros instrumentos. Também tem exposição de pequenas máquinas agrícolas, feira de artesanato e venda de produtos alimentícios típicos da região. A Luciana e eu visitamos a Feira da Foda na tarde do último sábado, dia 19.
Espanha – Também visitamos duas cidades na Espanha, Vigo e Santiago de Compostela. O custo de vida é praticamente igual ao de Portugal, embora o preço da hospedagem seja mais acessível. Pagamos 24 euros pela diária de um apartamento no centro de Vigo com quarto, sala, cozinha e lavanderia.
Santiago - Santiago de Compostela recebe milhares de turistas todos os dias, sendo um dos destinos religiosos mais visitados do mundo. A principal atração é a Catedral de Santiago, um patrimônio mundial cuja construção iniciou no ano de 1075 e foi concluída em 1112. O estilo dominante é o romântico, renascentista e barroco. A população atual da cidade é estimada em 100 mil habitantes. É uma obra simplesmente fantástica e monumental. Em seu interior, estão os restos mortais de Santiago Maior, um dos apóstolos de Jesus Cristo.
Caminhos de Santiago – Desde o século IX, peregrinos percorrem longos trajetos para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior. Essa peregrinação foi uma das mais concorridas da Europa medieval. Praticamente esquecida durante vários séculos, a partir de 1980 a popularidade da peregrinação cresceu bastante. Os caminhos se espalham por grande parte da Europa e são percorridos por dezenas de milhares de pessoas ao longo do ano, embora nem todos o façam por motivos religiosos. Existem várias rotas com diferentes distâncias. O caminho francês, o caminho espanhol e o caminho português. Vimos dezenas de peregrinos chegando ao final da caminhada, na praça em frente a catedral, no início da tarde de domingo. Falei com um norte-americano que acabara de percorrer 280 km a pé.
Donato Heinen