Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness Academia
Por Donato Heinen. Publicado em 07/06/2023

Notas e Apartes nº 1.513

Coluna publicada em GSRN em 7-6-23


Donato Heinen                

De Portugal

Grutas – Num raio de menos de 10 km, existem quatro grandes grutas aqui perto de onde moramos. As Grutas da Moeda ficam a cerca de 3 km daqui, no município de Batalha. As demais, Mira de Aire (a primeira que conhecemos e a mais extensa e profunda), Santo António e Alvados, no município de Porto de Mós. No último domingo, visitamos a de Santo António, distante 15 km daqui. É a região onde ficam as mais belas grutas de Portugal.

Santo António – Assim mesmo, com acento agudo no ó, em vez de circunflexo, como no Brasil. A gruta foi descoberta por acaso no dia 2 de junho de 1955 por dois homens que trabalhavam na região e perseguiam um pássaro que entrou numa fenda no meio de rochas. A área é de cerca de 6.000 m2 e tem altura máxima de 43 metros. Possui uma espécie de chaminé natural que permite ventilar a gruta. A temperatura oscila entre 16º e 18º. A administração é feita por uma empresa privada. A Gruta de Santo António é considerada pelo público em geral uma das mais belas e ricas da Europa. A iluminação dá um realce especial à beleza das milhares de estalactites e estalagmites de origem calcária, algumas com vários metros de comprimento, formadas ao longo de milhares de anos.

PIB – O Produto Interno Bruto, mais conhecido pela sigla PIB, mede o volume de produção de bens e serviços de um país. No Brasil, o cálculo é feito trimestralmente pelo IBGE, abrangendo os setores agropecuário, industrial, de comércio e serviços. O PIB cresceu 1,9% de janeiro a março deste ano. Cresceu apesar do governo Lula. E não graças às ações do governo. O que cresceu na gestão desastrosa de “Lisinácio” foram o desemprego, inflação, número de ministérios, de viagens ao exterior com gastos milionários, verbas do que a esquerda chamou de orçamento secreto etc.

Cálculo - São 8 itens que medem o PIB. As importações caíram 7,1%, exportações, 0,4%, investimentos, 3,4%, e a produção da indústria, 0,1%. Houve crescimento no consumo das famílias, 0,2%, consumo do governo, 0,3%, serviços, 0,6, e agropecuária, 21,6%. Lula chamou o agronegócio de fascista e mau caráter em mais de uma oportunidade. E agora, esse pessoal da vanguarda do atraso enche a boca pra comemorar o crescimento do PIB, que ocorreu graças ao agro com investimentos feitos ainda no ano passado, que culminaram com as colheitas das safras de cereais no primeiro trimestre.

Inacreditável – Há poucos dias, sem qualquer estudo técnico, Lisinácio anunciou que pretendia conceder benefícios à indústria automobilística para baratear o preço dos chamados carros populares. O ministro Haddad teve que rebolar para encontrar uma forma para viabilizar isso. E o governo teve a brilhante ideia de antecipar a cobrança de tributos sobre o óleo diesel para obter o 1,5 BILHÃO de reais que necessita para conceder subsídios aos fabricantes de carros, caminhões e ônibus. Ou seja, vai onerar a parcela mais necessitada da população para conceder benefícios ao setor automobilístico. Com a alta do diesel, vão subir os fretes das mercadorias, as passagens de ônibus do povo que precisa usar o transporte público para trabalhar, e a inflação como um todo. Esses gênios merecem um troféu!

Amazônia – Não é de hoje o interesse dos países de Primeiro Mundo nas riquezas da nossa Amazônia. Centenas de ONG’s mantidas com recursos de origem escusa atuam na região em defesa desses interesses. Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, faz coro com esse pessoal e diz que a Amazônia é um santuário que precisa ser preservado. Dezenas de milhões de pessoas que vivem na Amazônia estão condenadas ao subdesenvolvimento. Ora, bolas! O povo amazônico precisa de investimentos criando condições para o bem-estar das pessoas. É impressionante como esses ambientalóides que dominam o IBAMA travam o desenvolvimento do país!

 
Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck