Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness AcademiaConstinta
Por Donato Heinen. Publicado em 04/04/2024

Notas e Apartes 1.556

Coluna publicada em GSRN em 3-4-24


De Istambul, Turquia

Parlamento – O Palácio do Parlamento de Bucareste, capital da Romênia, é gigantesco. É o maior do mundo, construído em um terreno que tem um total de 35 hectares, sendo todo ele cercado por muros. O palácio abriga o Senado e a Câmara dos Deputados, além de três museus e um centro de conferências internacional. A iniciativa da construção partiu do então presidente da Romênia, o ditador comunista Nicolae Ceausescu. A obra iniciou em 1980, sendo concluída nove anos depois. Cerca de cem mil pessoas trabalharam no projeto e na construção, dentre eles 5 mil soldados do Exército romeno e muitos voluntários. Visitamos Bucareste na quinta-feira, 28.

Rio Danúbio – Ele nasce na Floresta Negra, interior da Alemanha, e desemboca no Mar Negro cerca de 2.850 km depois, sendo o segundo maior rio da Europa. É a fronteira natural de dez países, atravessando grandes cidades, dentre elas quatro capitais: Viena, na Áustria, Bratislava, na Eslováquia, Budapeste, Hungria, e Belgrado, capital da Sérvia. Já atravessamos o Rio Danúbio muitas vezes, sempre em pontes. Na sexta-feira, pela primeira vez fizemos a travessia do rio por balsa, na fronteira da Romênia com a Bulgária. Pagamos R$ 77,00 para atravessar os cerca de 600 metros que o Danúbio tem de largura naquele local.

Bulgária – Sófia é uma das capitais de países europeus menos interessante, sendo pouco visitada em comparação a outras. Também estivemos no início da semana em Pamporovo, nas montanhas. Ainda havia um pouco de neve na floresta. Mas Pamporovo é mais interessante no inverno, quando cai muita neve por lá.

Ditadores – Visitando, ao longo dos últimos anos, países do Leste Europeu e do Sudeste Asiático, sempre me vêm à memória lembranças das décadas de 1970 e 1980, quando lia no Correio do Povo e ouvia na Rádio Guaíba o noticiário internacional. Naquela época, nem sonhava que um dia poderia conhecer pessoalmente esses países.

Lembranças – Lembro da Albânia, do ditador Enver Hoxha, que governou o país entre 1944 e 1985. Do Vietnã, ainda dividido em dois países, do Norte e do Sul. Este, tinha Saigon como capital e era presidido por Nguyan Vân Thiêu, enquanto o do Norte, cuja capital era Hanói, era governado pelo comunista Ho Chi Minh. Quando os EUA foram derrotados na Guerra do Vietnã, o país foi unificado e o Sul também sucumbiu ao comunismo. Saigon foi rebatizada como a cidade de Ho Chi Minh e Hanói passou a ser a capital do Vietnã unificado. Lembro do sanguinário ditador comunista Pol Pot, que governou o Cambodja entre 1976 e 1979, quando cometeu as piores atrocidades imagináveis contra seu próprio povo e cujas marcas vimos em uma escola de Phnom Penh, capital do país, transformada por Pol Pot em centro de tortura. Também lembro do ditador comunista Nicolae Ceausescu, que presidiu a Romênia entre 1974 e 1989.

Senado – Tem muito mais assuntos para comentar do que espaço. Mas este não posso deixar de abordar. Nessa terça-feira, 2, o Senado protagonizou uma das jornadas mais vergonhosas dos últimos tempos. A convite do senador Randolfe Rodrigues, líder do PT, o ex-guerrilheiro e ex-deputado José Dirceu, condenado como chefe do Mensalão, ocupou a tribuna do Senado para falar, pasme, leitor, sobre democracia. Em outubro de 2012, em entrevista à TV Record, o próprio Randolfe disse que “o mensalão feriu de morte um partido político que representava a aspiração de ética na política. A condenação dos mensaleiros é um símbolo importante para o país”. Esse pessoal não se cansa de desmentir a si mesmo e de passar vergonha.

Novidade – Tem novidade no tabuleiro político das candidaturas ao Executivo em Santo Cristo. Detalhes nas próximas semanas.

Donato Heinen

 
Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck