Notas e Apartes 1.586
Resultados – Analisando os dois turnos das eleições, os principais partidos vencedores, considerando o número de municípios conquistados, são o PSD (891); MDB (864); PP (752); União Brasil (591); PL (517); Republicanos (430); PSB (312); PSDB (276) e PT (252). Já nas capitais, a distribuição por partidos mostra o MDB e o PSB com 5 cada; União e PL, 4; PP e Podemos, 2; Avante, PSB, Republicanos e PT, 1. Partido de Lula cresceu 100% em número de capitais. Não elegeu nenhum prefeito em 2020.
Vencedores – Muito já se falou sobre quem seriam os grandes vencedores das eleições deste ano. Há algumas divergências de análise. Embora o chamado Centrão tenha eleito mais prefeitos, creio que não restam dúvidas de que a maior vencedora é a direita, capitaneada por Jair Bolsonaro. O PL, seu atual partido, conquistou 346 prefeituras em 2020, passando para 517 este ano. Embora não pareça um aumento significativo, é preciso analisar que o PL venceu em 16 dos 103 maiores municípios do país, ante 2 em 2020. Já o PT de Lula, em 6 este ano e 4 em 2020.
Plantar para colher – Ainda com relação a Bolsonaro, é preciso levar em conta que ele lançou raízes em grande parte dos municípios do país para colher os frutos em 2026 e 2028. É aí que reside a grande relevância obtida nestas eleições. Além disso, outro fator decisivo para o futuro é a formação de novos líderes políticos, renovando o quadro que gravita ao seu redor e ainda tem ele como sendo a maior liderança do Brasil.
Perdedores – Os maiores derrotados são, sem dúvida, Lula e seu partido. Há décadas que Lula lidera o PT e não deixa nenhum líder novo se formar. E isso é péssimo para um partido. O presidente tentou fazer de Guilherme Boulos seu herdeiro político. Mas ele nem ao seu partido pertence. É do PSOL. Que, aliás, não elegeu nenhum prefeito este ano no país todo. O deputado federal Boulos é conhecido pelo radicalismo e a defesa dos interesses da bandidagem, motivo de sua alta rejeição. Além disso, sofreu uma grande derrota no domingo, 27, em São Paulo, mesmo que o PT tenha injetado muito dinheiro. Boulos arrecadou R$ 81,2 milhões e gastou R$ 57,2 mi, segundo o TSE. De registrar, também, que Boulos foi o campeão de votos nas urnas dos presídios com 73% dos votos.
Centrão – Embora os partidos do Centrão tenham eleito o maior número de prefeitos no país, esse resultado foi obtido graças à prática desta política tão nefasta que vigora há muitos anos no Brasil. Os polítocos destes partidos são extremamente apegados ao fisiologismo, ao toma-lá-dá-cá, com a destinação de recursos públicos para realização de obras em troca de votos futuros. Recursos que muitas vezes são desviados pela corrupção, entre outras práticas lesivas.
Povo – Já o povo, considerado um mero detalhe nesse contexto, é o grande perdedor. Geralmente, sobra para ele apenas pagar conta destas políticas nefastas. Mas, em grande parte, o povo é o culpado por ser muito imediatista e pensar apenas em seus benefícios pessoas em detrimento dos interesses maiores da coletividade. E nós só conseguiremos mudar esta mentalidade através da informação e do conhecimento.
Ignorância – A esquerda sabe muito bem que manter o povo na ignorância e na miséria lhe proporciona as condições necessárias para alcançar e ficar no poder. Não é por nada que um de seus principais objetivos é controlar os meios de comunicação e as redes sociais. O próprio Lula declarou, no ano passado, que quem prospera na vida e ganha em torno de 5 mil reais mensais já não vota mais no PT. E digo eu: com exceção dos artistas, imprensa mamateira, intelectuais, servidores públicos e pessoas apaniguadas ligadas ao meio educacional, entre outros.
Zé Dirceu – Depois de livrar Lula da cadeia anulando seus processos, agora o Supremo toma nova decisão que envergonha todas as pessoas de bem que ainda acreditam no Brasil. E de forma monocrática pelo ministro Gilmar Mendes, na segunda-feira (28), embora com parecer contrário do PGR, Paulo Gonet, dado em abril de 2024. O argumento de Mendes é de que o então juiz Sérgio Moro e os procuradores da Operação Lava-Jato se associaram em uma “confraria” tendo a “condenação de Dirceu como objetivo a ser alcançado para alicerçar as denúncias que, em seguida, seriam oferecidas” contra o presidente Lula (PT). Dirceu havia sido condenado a 23 anos e 3 meses de prisão, mas já está em liberdade condicional há vários anos.
Mentor – Dirceu é considerado o grande mentor do maior esquema de corrupção – segundo veiculado nos meios de comunicação – já implantado no mundo. Centenas de bilhões de recursos públicos foram desviados. O grande executor e um dos maiores beneficiários da corrupção todos sabem quem é.
Aniversário – No domingo (27), quando completou 79 anos, Lula recebeu um presente de grego com o resultado que saiu das urnas. O presidente viu seu partido ser derrotado na maior parte do país. De registrar, também, a vergonha alheia vista na homenagem prestada em frente ao Palácio Alvorada, onde sete bravos companheiros cantaram parabéns e ecoaram frases de efeito como “Lula, guerreiro, do povo brasileiro”. O vídeo pode ser visto na Internet.