Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness Academia
Por Donato Heinen. Publicado em 28/05/2025

Notas e Apartes 1.609

Coluna publicada em GSRN em 28-5-25

                                                                                           

Condecoração - Rosângela Lula da Silva, a Janja, recebeu, na última semana, das mãos da ministra da Cultura, Margareth Menezes, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a condecoração da Ordem do Mérito Cultural, na classe grã-cruz, a mais alta distinção da principal honraria cultural do Brasil. Margareth Menezes saudou Janja como "parceira e companheira da cultura brasileira". Janja é socióloga e fez carreira como servidora ocupando cargo político na Itaipu Binacional.

  Vernáculo – Apesar da formação em curso superior, Janja não tem muita intimidade com o vernáculo pátrio. Seu linguajar está no nível Lula/Dilma. Seguem alguns erros primários cometidos pela primeira-dama recentemente. – Estou aqui no Central Park pra fazer importantes chamados aos “cidadões” globais; a gente tinha trilhado um caminho, tinha “abrido” aquela trilha; a gente acaba sendo “inresponsável” com a vida do presidente da República, colocando ele dentro de uma aeronave com esse tanto de “ploblemas”; a gente foi para o Egito agora e aí eu conheci a esfinge da única “faraona” que tem; peço licença para vocês para pedir uma “salma” de palmas para a nossa Coração Valente (Dilma).

Gripe aviária – Periodicamente, o vírus Influenza aparece em algum criadouro de aves no Brasil, especialmente no Sul do país. Há cerca de 10 dias, o H5N1, um subtipo da chamada gripe aviária, foi identificado em uma granja em Montenegro (RS), o que já motivou a suspensão da compra de carne de frango de todo Brasil por cerca de 60 países. De acordo com o Ministério da Agricultura, são pequenas as chances de o vírus ter se espalhado. Fica a nítida impressão de se tratar de uma ação coordenada visando baixar o preço do nosso produto. A entrada do vírus H5N1 provavelmente ocorreu por meio de aves silvestres contaminadas. Dizem as más línguas que também pode ter surgido por meio de uma ‘galinha’ que saiu do Brasil e voltou...

Macron – Como se não bastassem todos os problemas que Emmanuel Macron tem para administrar a França – ele está com rejeição de 78% dos eleitores – esta semana o presidente foi flagrado ao receber um empurrão no rosto dado pela esposa, Brigitte Macron. A cena foi registrada em vídeo no aeroporto de Hanói, no Vietnã, assim que a porta do avião se abriu. Ele ainda tentou disfarçar, mas o estrago estava feito. Macron alegou que se tratava de uma brincadeira do casal. Mas o mundo viu o que aconteceu e uma imagem vale mais do que mil palavras. Janja esteve em Paris em várias oportunidades nos últimos meses. Mas certamente isso não tem nada a ver com o assunto.

Fraudes – Segundo apurado pela Polícia Federal de Pernambuco, as falcatruas com descontos indevidos de aposentados e pensionistas do INSS iniciaram em 2006, no último ano do primeiro governo de Lula. A informação foi veiculada esta semana pelo Jornal da Band. Lula insiste em querer culpar Bolsonaro, mas sabe muito bem quem está mentindo nessa história. Como já amplamente divulgado, as fraudes aumentaram muito em 2023 e explodiram no ano passado, quando chegaram a cerca de 2,8 bilhões de reais.

  CPMI – Como referi na coluna passada, se o governo Lula passar a apoiar a investigação parlamentar é porque já está tudo dominado. O que o governo, os grandes bancos, sindicatos e corruptos em geral menos querem é apurar as fraudes. O temor dos grandes bancos – comprometidos até o pescoço – é que as investigações descubram a possível participação do setor financeiro no esquema.

Isenção – Lula enviou ao Congresso Nacional medida provisória da reforma do setor elétrico, na quarta-feira (21). Um dos objetivos é a tarifa social de energia elétrica, visando garantir a gratuidade da conta para famílias que recebem até meio salário mínimo ao mês por pessoa e com consumo de até 80 kWh mensais. Estima-se que cerca de 60 milhões de brasileiros serão beneficiados. Tudo à custa dos demais consumidores, pessoas físicas e jurídicas. É o assistencialismo em grau máximo. Em vez de diminuir os gastos astronômicos da máquina pública e melhorar as condições da economia, Lula, mais uma vez, faz caridade com o chapéu alheio e a conta será paga por toda sociedade.

Propaganda – Em vez de governar para diminuir o rombo astronômico nas contas públicas, o governo Lula prioriza a propaganda. Mas o número de trouxas vem caindo e cada vez menos pessoas acreditam em suas lorotas. Esta semana, Lula anunciou que a partir de junho vai percorrer o Brasil para fazer política. Leia-se propaganda eleitoral explícita com o suado dinheiro dos pagadores de impostos. E vai ficar tudo por isso mesmo.

Mobilização – Produtores gaúchos estão se mobilizando nas rodovias em prol da securitização de suas dívidas, agravadas por anos de secas e as chuvas excessivas no ano passado. Os prejuízos se acumulam. Pergunto: o que pensam sobre isso os grandes corruptos do país, capitaneados pelo corrupto-mor do Brasil, condenado por nove juízes de carreira? E respondo: não sentem nada, pois psicopatas não têm sentimentos.

Multa – A colunista Rosane de Oliveira e o jornal Zero Hora foram condenados a pagar multa de R$ 600 mil por ter divulgado, com base em dados do Portal da Transparência, o salário de uma desembargadora do TJ/RS, que recebeu R$ 662 mil em um único mês. Onde estavam a colunista e o ZH quando a Justiça condenou jornalistas ligados à direita à penas de multa e banimento de redes sociais? Pois é, ajudaram a criar o monstro e agora estão sofrendo as consequências. Pau que dá em Chico também está começando a dar em Francisco. De forma injusta em ambos os casos, pra deixar claro.

Sanções – Inicialmente, os ministros do STF debocharam de possíveis sanções que pudessem vir dos EUA. Aos poucos, viram que é coisa séria. O que diferencia os Estados Unidos do Brasil é, principalmente, o respeito à legislação. Lá, ao contrário daqui, isso é algo sagrado e as autoridades e demais pessoas respeitam a Constituição e as leis.

Lei Magnitsky – Criada em homenagem ao advogado russo Sergei Magnitsky, torturado e morto pelo regime comunista daquele país em 2009, a lei visa aplicar sanções a quaisquer autoridades estrangeiras que violam os direitos humanos ou perseguem cidadãos que vivem nos EUA e estão sob o abrigo das leis norte-americanas. Os sancionados perdem o visto para ingressar no país e estão impedidos de manter negociações com quaisquer instituições vinculadas aos EUA. É a chamada pena de morte financeira.

Soberania nacional – As possíveis sanções não são contra o Estado brasileiro, mas, sim, autoridades que atentam contra direitos básicos das pessoas. Mas, a pedido do STF, Lula decidiu intervir em favor dos togados, responsáveis, afinal, por sua recondução à Presidência. Mas os EUA devem se ater à aplicação da Lei Magnitsky. Simples assim.

Efeitos – Acredito que, infelizmente, os efeitos práticos de eventuais sanções que venham a ser aplicadas ao ditador brasileiro serão mínimos. Enquanto ele tiver o apoio do sistema corrupto e da esquerdalha em geral, não vai recuar. Pelo contrário. Já duplicou e vai triplicar, quadruplicar, quintuplicar a aposta.

Donato Heinen

 
Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck