Mieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015
Por Donato Heinen. Publicado em 10/06/2021 as 10:43:49

Santa Rosa vacinou 1/3 da população contra COVID-19

A fundação realiza ainda diversas ações de prevenção contra a COVID-19


Em janeiro de 2021, iniciou a vacinação contra COVID-19 em Santa Rosa. Nesse período, a FUMSSAR – Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, já aplicou 34.203 doses. Do total, 24.478 foram de primeira dose, o que representa 1/3 da população do município, e 9.728 de segunda dose. Os dados são do último informativo da campanha divulgada nesta quarta-feira. Os registros estão de acordo com os dados fornecidos pelas Unidades Básicas de Saúde.

A FUMSSAR se reestruturou com a pandemia de COVID-19. Foi necessário reformular a estrutura dos serviços de saúde, fornecendo adequada proteção aos profissionais, além da mudança organizacional. Também foram criadas unidades específicas para o atendimento das síndromes gripais: as unidades sentinelas. E um serviço de monitoramento de casos suspeitos e confirmados, visando o gerenciamento de risco e acompanhamento integral dos usuários.

As unidades sentinelas estão em funcionamento desde maio de 2020, com equipe específica e apoio das equipes das UBS. Somente este ano, de janeiro até 31 de maio, foram realizadas 6.180 consultas médicas, 6.121 testes de antígeno, 912 testes RT-PCR e 4.306 testes anticorpos. No total, foram 17.807 atendimentos, sem incluir as consultas de enfermagem. O município tem 3 unidades sentinelas, no bairro Cruzeiro, Centro e na Vila Agrícola. 

Outro novo serviço foi a Equipe de Apoio e Monitoramento a Pandemia COVID-19. Este, conta com uma equipe multidisciplinar que acompanha os casos suspeitos e positivos remotamente, com orientações, agendamento de testes, realização de encaminhamentos, além da alta do paciente. O presidente da FUMSSAR, Délcio Steffan, destaca o empenho de todas equipes. “Através deste serviço de monitoramento, onde o usuário é geralmente contatado a cada 48h, conseguimos acompanhar o quadro do paciente e orientar de maneira correta como evitar que o vírus se espalhe. Nossas equipes estão todas muito empenhadas”.

A fundação realiza ainda diversas ações de prevenção contra COVID-19. Divulgação de campanhas nas mídias, rádios, sites e faixa na cidade que servem como alerta para a população se conscientizar e fazer uso das medidas de prevenção. Outro importante serviço é o da vigilância e fiscalização. Semanalmente, são vistoriados, em média, 60 estabelecimentos no município. Estas vistorias são realizadas de acordo com os decretos estabelecidos pelos governos municipal, estadual e federal. A Vigilância realiza também o acompanhamento de pessoas em isolamento, seja por denúncias ou visitas.

A diretora da Gestão da Atenção Primária em Saúde, Fabiana Breitenbach, fala como está sendo enfrentar este período de pandemia. “Há um esforço coletivo entre os profissionais da FUMSSAR com o objetivo de alcançar um melhor cuidado para as pessoas nesta época tão difícil que estamos vivendo”. Informações sobre COVID-19, boletins diários, dicas de prevenção e solução de dúvidas podem ser encontrados no site da fundação: https://www.fumssar.com.br/. Ao acessar o site, o usuário tem acesso a todos os dados e aos telefones de contato no enfrentamento ao COVID-19 do município, estado e do país. 


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Representações BirckFiltros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck