Mieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015
Por Donato Heinen. Publicado em 12/06/2021 as 16:16:44

Planeta tem um novo oceano, diz National Geographic Society

Cartógrafos da organização afirmam que ele consiste nas águas que circundam a Antártida


Antártida: circundada, agora, por um novo oceano | Foto: Reprodução/Maurício de Almeida/TV Brasil

A National Geographic Society, organização sem fins lucrativos, anunciou, nesta terça-feira 8, que está oficialmente reconhecendo o corpo de água que circunda a Antártida como um oceano, o quinto do planeta. Com isso, os mapas criados pela instituição e utilizados em escolas ao redor de todo o mundo serão modificados.

“O Oceano Antártico já é reconhecido por cientistas há muito tempo, mas como nunca existiu um acordo internacional nesse sentido, nunca o havíamos reconhecido”, afirmou Alex Tait, geógrafo da instituição. 

O que diferencia o Oceano Antártico (Southern Ocean, em inglês) dos outros é sua correnteza, a Corrente Circumpolar Antártica, com águas mais frias e menos salgadas do que as ao norte, diz a instituição, fundada há 133 anos e referência em produção cartográfica. De acordo com o jornal O Globo, em 2000, os limites do Oceano Antártico foram propostos pela Organização Hidrográfica Internacional, mas nem todos os 93 países membros concordaram com a iniciativa.

O reconhecimento da área como um novo oceano, pela National Geographic Society, faz parte dos esforços de chamar atenção para a necessidade de sua conservação, perante as mudanças climáticas e a pesca predatória.

“Acreditamos que um dos maiores impactos será do ponto de vista da educação. Os estudantes aprendem informações sobre o mundo dos oceanos por meio de quais oceanos estão estudando. Se você não incluir o Oceano Antártico, eles não aprendem seus detalhes e como ele é importante”, afirmou o geógrafo. 

REvista Oeste


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Representações BirckFiltros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck