Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness AcademiaConstinta
Por Donato Heinen. Publicado em 26/11/2023 as 15:46:25

Inter empata com o Grêmio na Arena e conquista o Gauchão Feminino

As coloradas chegaram ao pentacampeonato da competição


Grêmio 1x1 Inter - Final feminina - 26-11-23 - Jonathan Heckler / Agencia RBS

As Gurias Coloradas são as novas donas do Gauchão Feminino. Depois do vice-campeonato no ano passado, o Inter retomou a hegemonia do Estado neste domingo (26), quando fez prevalecer os dois gols de vantagem construídos na partida do Beira-Rio, e empatou com o Grêmio em 1 a 1 na Arena. Priscila abriu o placar para as visitantes no fim do primeiro tempo e Pati Maldaner, na etapa final, empatou para as donas da casa.  

Agora, desde a reabertura dos departamentos femininos dos clubes, as coloradas chegaram ao pentacampeonato da competição - 2017, 2019, 2020, 2021 e neste ano. Depois dos títulos de 2018 e 2022, as Gurias Gremistas voltam a amargar um vice-campeonato.

Precisando reverter o resultado adverso, o técnico Tchelo optou por colocar Paola na lateral-direita, avançando Shashá para o trio de ataque, com Dani Barão e Raquel Fernandes. Caty perdeu o lugar no time. Do lado do Inter, Lucas Piccinato escolheu manter a mesma equipe que venceu no Beira-Rio por 2 a 0 na última quarta-feira (22), com o protagonismo ficando com Belén Aquino e Priscila, autoras dos gols do primeiro jogo. 

Os minutos iniciais foram estudados pelas duas equipes, mas a primeira oportunidade foi colorada. Aos seis, Priscila acionou Belén Aquino, que limpou a marcação e arriscou. Vivi defendeu e mandou para escanteio, salvando o time gremista. 

As Gurias Coloradas voltaram ao ataque, com Djeni. Depois de recuperar a bola no meio de campo, a camisa 8 do Inter bateu da entrada da área, sem força nas mãos da goleira gremista. 

Troféu do Gauchão Feminino exposto na Arena antes da bola rolar

Troféu do Gauchão Feminino exposto na Arena antes da bola rolar

Jonathan Heckler / Agência RBS

Jogo foi disputado na manhã deste domingo, sob forte calor

Jogo foi disputado na manhã deste domingo, sob forte calor

Jonathan Heckler / Agencia RBS

Coloradas comemoram o gol que abriu o placar

Coloradas comemoram o gol que abriu o placar

Jonathan Heckler / Agencia RBS

1 / 7

O técnico Tchelo perdeu o esteio do seu meio de campo aos 24 minutos do primeiro tempo, quando Jessica Peña teve que deixar o gramado da Arena em virtude de uma lesão. A escolhida pelo treinador para entrar foi Duda Pedra. 

O Grêmio até tentava chegar ao ataque, mas esbarrava não só na falta de pontaria, mas no último passe. Dani Barão, quem mais tentava, cruzou rasteiro para Raquel Fernandes, que dominou errado e deixou a bola sair pela linha de fundo. 

O Tricolor voltou a chegar ao ataque. Depois de um bate-rebate dentro da área em uma cobrança de falta, Karla Alves escorou para Paola. A lateral bateu de primeiro e mandou longe do gol de Gabi Barbieri. 

E o time que mais buscou o gol no primeiro tempo foi recompensado nos acréscimos. Tamara e Belén Aquino fizeram tabela e quando a uruguaia devolveu a bola para a lateral, Karla Alves tocou com a mão na bola dentro da área. Penalidade marcada. Priscila, que já havia marcado nos dois últimos clássicos, deslocou Vivi e aumentou a vantagem das Gurias Coloradas no placar agregado: 1 a 0.

Com a necessidade de fazer três gols para levar o jogo para os pênaltis, o técnico Tchelo tirou Rafa Levis, que já tinha cartão amarelo, e botou Caty, titular na partida de ida. Com as Gurias Gremistas precisando do resultado, o Inter resolveu fazer uma alteração para explorar os contra-ataques: Analuyza na vaga de Soll. 

Mas quem aproveitou o vacilo da defesa colorada foi Pati Maldaner. Paola cruzou dentro da área, a bola passou por todo mundo e sobrou para a zagueira gremista. A camisa 4 teve tranquilidade para bater de pé direito para vencer Gabi Barbieri, empatando a partida na Arena. 

A resposta colorada não demorou a chegar. Aos 16, Djeni alçou cobrança de falta dentro da área, a bola passou por todo mundo e carimbou a trave da goleira Vivi. Os dois treinadores resolveram mexer com objetivos diferentes. Tchelo em busca dos gols que faltavam para levar o jogo para os pênaltis. Lucas Piccinato tentando botar um time que conseguisse escapar nos contra-ataques. 

Mesmo com as trocas, o sol e a intensidade do jogo fizeram com que as duas equipes diminuíssem o ritmo. Mais uma vez, apesar de ter mais a posse de bola, as Gurias Gremistas não conseguiam converter isso em oportunidades de gol.

As últimas chances foram em bolas paradas gremistas. Raquel Fernandes mandou direto para o gol em falta da intermediária, com Bruna Benites salvando Gabi Barbieri. Depois, foi a vez da goleira colorada afastar em cobrança de escanteio. 

Apesar de todas as tentativas do Grêmio, a vantagem conquistada pelo Inter no Beira-Rio na última quarta foi suficiente para que a equipe recuperasse o título gaúcho. Nos minutos finais, a comissão técnica das Gurias Coloradas pedia o fim do jogo e a torcida colorada no anel superior já gritava “é campeão”. Pentacampeãs.

Gauchão Feminino - FINAL - 26/11/2023

Grêmio (1) 

Vivi; Paola (Gabizinha, 20’/2ºT), Pati Maldaner, Monica Ramos e Raissa Bahia; Jessica Peña (Duda Pedra,24’/1ºT), Karla Alves (Kelly Restrepo, 22’/2ºT), Rafa Levis (Caty, INT); Shashá, Dani Barão e Raquel Fernandes. Técnico: Tchelo 

Inter (1) 

Gabi Barbieri; Tamara, Bruna Benites, Isa Haas e Eskerdinha; Capelinha, Djeni (Carla, 24’/2ºT) e Leticia Monteiro (Zóio, 41’/2ºT); Belen Aquino (Sandoval, 41’/2ºT), Priscila (Carla Nunes, 41’/2ºT) e Soll (Analuyza, 10’/2ºT).  Técnico: Lucas Piccinato 

GOLS: Priscila (I), aos 47 min do 1º tempo; Pati Maldaner (G), aos 12 min do 2ºT. 

CARTÕES AMARELOS: Paola, Duda Pedra, Dani Barão, Rafa Levis (G) Djeni, Belén Aquino e Priscila(I) 

ARBITRAGEM: Allan Ricardo Azevedo, auxiliado por Estefani da Rosa e Ariela Duarte (trio do RS) 

PÚBLICO: 9.315 pessoas. 

RENDA: R$ 35.722,50 

LOCAL: Arena do Grêmio, em Porto Alegre 


GZH


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck