Santo Cristo decreta situação de emergência por causa da estiagem
Diante da grave estiagem que assola o município e das significativas perdas nas lavouras, o prefeito de Santo Cristo, Charles Thiele, decretou situação de emergência nesta sexta-feira (7).
A decisão foi tomada após reunião realizada pela gestão municipal na Câmara Municipal de Vereadores, que contou com a presença do vice-prefeito Clovis Lucas Kowalski e representantes das cooperativas Cotrirosa, Coopermil, Camera, Defesa Civil, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente (Comdama), Emater, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agronegócio e Assistência Social, avaliando a situação local e buscando medidas para auxiliar os produtores afetados pela falta de chuva e minimizar os impactos da crise.
Segundo o decreto, a estiagem já causa prejuízos consideráveis à produção agrícola do município, com perdas estimadas em:
Soja - Perdas estimadas em 60% na cultura.
Milho - Na cultura do milho, a perda estimada é de 40% nas áreas semeadas em dezembro e janeiro.
Gado leiteiro e de corte - Na produção de leite e gado de corte, os prejuízos devem ser sentidos a longo prazo, com a diminuição da produção devido à falta de alimento de qualidade e aumento nos custos de produção.
Suínos - O produtor de suínos também deverá notar a redução de lucro na atividade com a elevação dos custos de produção.
Hortaliças - Já a produção de hortaliças da agricultura familiar foi praticamente perdida, restando apenas áreas com irrigação, segundo laudo apresentado pelo escritório local da Emater.
A falta de água também afeta o abastecimento nas propriedades, com um trabalho intensificado do setor de obras do município para a abertura de bebedouros.
A Defesa Civil Municipal está realizando o levantamento dos danos causados pela estiagem e acompanhando de perto a situação dos agricultores. O prefeito Charles fez um apelo à população para economizar água, reforçando também as ações da gestão municipal de apoio aos agricultores. "A situação se agrava a cada dia que passa e exige a união de todos. Precisamos agir com rapidez e eficiência para minimizar os impactos da estiagem e garantir o bem-estar da nossa população", afirmou o prefeito.