Quaest: Flávio Bolsonaro tem nota maior que Lula entre independentes no debate da Globo
 e Lula da Silva no debate na Globo — Rio de Janeiro (RJ). 23-10-2026 - Matheus Santos, Revista Oeste.webp)
Flávio Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva, no estúdio da TV Globo no Rio de Janeiro, para o último debate eleitoral da disputa presidencial — Rio de Janeiro (RJ). 23/10/2026 | Foto: Matheus Santos/Revista Oeste
Flávio Bolsonaro (PL) obteve nota superior à do presidente Lula (PT) entre os eleitores independentes na avaliação do debate presidencial da TV Globo, realizado na sexta-feira, 23. Segundo relatório da Sala de Debate da Quaest, o senador recebeu nota 6 nesse segmento. O petista ficou com 5,2.
Consultar Decretos
O levantamento analisou as falas dos dois candidatos ao longo do programa. Os participantes foram divididos em cinco segmentos: lulistas, esquerdistas, independentes, direitistas e bolsonaristas.
Lula lidera na esquerda, Flávio na direita
Lula teve desempenho melhor entre os grupos mais identificados com a esquerda. Recebeu nota 8,7 entre lulistas e 6,5 entre eleitores de esquerda. Flávio marcou 3,4 e 4,2, respectivamente.
A situação se inverte entre independentes e eleitores de direita. Além da vantagem de 6 a 5,2 entre os independentes, Flávio recebeu nota 7,4 entre os eleitores de direita, contra 3,9 de Lula. Entre os bolsonaristas, o senador chegou a 9. O petista teve 3.
Flávio tem pico ao falar sobre SUS e impostos
O momento mais bem avaliado de Flávio ocorreu no segundo bloco, quando Lula o questionou sobre suas propostas para a saúde.
Na resposta, o senador afirmou que faria um “tesouraço” na corrupção, na burocracia e nos impostos. Também criticou a atual gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e mencionou a falta de medicamentos e as filas para atendimentos especializados. A intervenção recebeu nota geral 8,1. Entre independentes, marcou 6,7. Entre eleitores de direita, 7,9. Entre bolsonaristas, 9.
Outro destaque foi a fala sobre o poder de compra dos brasileiros. Ao responder a Lula sobre salário mínimo, Flávio afirmou que a renda das famílias havia sido prejudicada pelo atual governo e relacionou o cenário aos gastos públicos e à taxa de juros. Entre bolsonaristas, a fala recebeu 8,6. Entre eleitores de direita, 6,5.
Lula tem melhor momento sobre “nove dedos”
O melhor desempenho de Lula também ocorreu no segundo bloco. O presidente reagiu depois de ser chamado de “nove dedos” pelo adversário.
Consultar Decretos
Lula relembrou o acidente de trabalho em que perdeu parte de um dedo, o mindinho da mão esquerda, aos 17 anos. Usou o episódio para reforçar sua ligação com os trabalhadores. A fala recebeu nota 7,8 na avaliação geral e chegou a 6,5 entre independentes.
Em seguida, Flávio pediu desculpas pela expressão e direcionou sua resposta ao aumento da população em situação de rua e ao Bolsa Família. O trecho recebeu nota 5,5 entre independentes, 6,5 entre eleitores de direita e 7,7 entre bolsonaristas.
Consultar Decretos
Domínio por temas
A análise da Quaest também separou o confronto por assuntos. O relatório classificou Flávio como o candidato que dominou as discussões sobre política e alianças, segurança pública, infraestrutura e mobilidade e assistência social e pobreza. O petista chegou a dizer que acabará com a polícia.
Lula, por sua vez, teve domínio atribuído pelo instituto nos temas emprego e renda, saúde e agro, indústria e desenvolvimento. Corrupção e integridade, economia e custo de vida e educação foram classificados como disputados.
Levantamento não é pesquisa eleitoral
A Sala de Debate não mede intenção de voto. De acordo com o instituto, os resultados não devem ser interpretados como projeção do resultado da eleição.
Conforme a metodologia apresentada pela Quaest, cada fala dos candidatos recebeu uma nota de zero a dez e um comentário. A nota geral foi calculada a partir de uma média ponderada pelos pesos dos segmentos político-identitários.
Contra Fatos

.png)






.jpg)
 2-1-26.png)
.png)