Notas e Apartes 1.643
Podridão moral – Estamos vendo, dia sim e outro também, seja no Brasil ou em outros países, relatos de atos indignos de um ser humano. Esta semana, três técnicos de enfermagem – duas mulheres e um homem que trabalhavam em um hospital particular de Taguatinga, no Distrito Federal – foram acusados de injetaram substâncias letais em três pacientes internados na UTI. Em um dos casos, além do medicamento, um dos técnicos também teria injetado desinfetante em um paciente.
Almas pútridas - As vítimas foram uma aposentada de 75 anos, um servidor público de 63 anos e um homem de 33 anos. Todos os investigados têm menos de 30 anos e são iniciantes na área da Saúde. O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal disse “que está acompanhado o caso adotando as providências cabíveis no âmbito de sua competência legal”. Já passamos do fundo do poço. São seres de almas pútridas que devem pagar na Justiça pelos assassinatos de seres humanos indefesos, mortos covardemente em um hospital onde foram buscar amparo para restabelecer sua saúde.
Sal grosso – Renan Santos, do MBL, pré-candidato à Presidência da República pelo partido Missão-SP, jogou sal grosso em frente à casa em que o presidente Lula da Silva (PT) cresceu, em Caetés, Pernambuco. Renan estava acompanhado de aliados políticos e disse que o objetivo é evitar que nasça “outro demônio” que acabe “com nosso destino”. Renan também declarou que Lula e seu partido sempre defenderam bandido, enquanto milhões de pessoas permanecem na pobreza.
Dependência – O número de pessoas que dependem de assistência direta do governo para sobreviver, recebendo bilhões de reais do nosso dinheiro todos os meses, cresce de forma assustadora. Conforme reportagem da Revista Oeste, no governo Lula, em menos de dois anos, o número de moradores de rua dobrou, passando de 160 mil para 345 mil pessoas. Repito o que já escrevi. O repasse de recursos via Bolsa Família, vale gás e outros é a maior compra de consciências que o país já vivenciou.
SmartTV – Na última semana, a PGR negou pedido da defesa de Jair Bolsonaro para permitir a instalação de uma smartTV nas dependências onde o ex-presidente está preso, em Brasília, por risco de acesso a redes sociais. No mesmo dia, O Globo noticiou que o governo Lula entregará 40 televisores smart para uso em penitenciárias federais. Ou seja, traficantes, membros do PCC e outros condenados por crimes graves terão direito a um benefício negado a um idoso que já exerceu o maior cargo do país e está com sérios problemas de saúde.
Gaza – Em outubro do ano passado, pela via diplomática, Donald Trump conseguiu um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas na guerra da Faixa de Gaza. Esta semana, Trump propôs a criação do Conselho da Paz para reconstrução de Gaza. Diversas lideranças mundiais foram convidadas para integrar o órgão. Lula foi convidado para fazer parte, mas ainda não decidiu. Ele está numa sinuca de bico. Se aceitar, será alvo de críticas pela militância de esquerda. Recusando, mais uma vez demonstrará que suas falas não passam de discurso vazio para ludibriar os incautos. Discursar é fácil. O difícil é a prática.
Assassinatos – O regime ditatorial comandado por Ali Khamenei e seus asseclas no Irã admitiu que cerca de 5 mil pessoas já foram mortas pelas forças de segurança leais ao regime. Agências de notícias internacionais dizem que se o governo admite esse número, pode-se deduzir que foram assassinados no mínimo cerca de 15 mil pessoas. São iranianos que pagaram com a própria vida lutando contra uma das tantas ditaduras apoiadas pelo governo Lula. Familiares de manifestantes mortos disseram que o regime está cobrando entre 480 e 1.720 dólares por bala para autorizar a retirada dos corpos das vítimas. Valores exigidos variam de acordo com critérios definidos pelas autoridades. A ditadura dos aiatolás já dura 47 anos e o povo não suporta mais tanta opressão.
Feministas – Feministas do Brasil e outros países estão em silêncio. Quando o aiatolá Ali Khamenei assumiu o cargo de maior autoridade do regime, em 1989, homens e mulheres deixaram de ser iguais perante a lei, minorias religiosas, como cristãos e judeus, perderam direitos civis e homossexuais passaram a ser punidos com pena de morte. A hipocrisia e a indignação seletiva são características típicas das feministas.
Centrão – Formado por parlamentares ligados a partidos que estão sempre ao lado de quem está no poder, o Centrão analisa a possibilidade de apoiar a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência da República. Mas, até agora, esses parlamentares continuam em cima do muro. A chapa preferida do Centrão é Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, a presidente e Michele Bolsonaro, esposa de Jair Bolsonaro, a vice. Tarcísio/Michelle é a chapa tolerada pelo Sistema. O início de abril é a data limite para essas definições.
Delação – Daniel Vorcaro, dono do extinto Banco Master, é uma bomba ambulante. Eventual delação premiada pode derrubar meia República, segundo o jornalista de O Globo Lauro Jardim. Há muita especulação sobre o conteúdo do celular de Vorcaro. A boca miúda, comenta-se em Brasília que dezenas de políticos e outras autoridades estão envolvidos com as falcatruas ocorridas no Master.
Celular – Um dos documentos encontrados no celular de Vorcaro é o contrato no valor de R$ 131,2 milhões, com parcelas de R$ 3,646 milhões mensais, celebrado em 16 de janeiro de 2024 entre o Master e o escritório de advocacia de Viviane Barci, esposa de Alexandre de Moraes. O objeto é a defesa dos interesses do banco junto a Receita Federal, Banco Central, Congresso Nacional, Judiciário, Ministério Público e Polícia Federal. A imprensa noticiou que o escritório da esposa de Moraes perdeu o único processo – uma queixa-crime ajuizada em outubro de 2024 – onde defendeu Vorcaro e o Master. Basta usar o terceiro neurônio para deduzir o que motivou o pagamento de honorários milionários para a esposa e filhos do ministro.
Brigada Militar – Como já foi amplamente noticiado pela imprensa gaúcha, durante os últimos meses ocorreram diversos casos onde pessoas foram mortas por soldados da Brigada Militar. O assassinato de um agricultor em Pelotas, na última semana, dentro da própria casa, mostra que há algo de errado no manual de procedimentos da BM, que precisa ser revisto. A BM recebeu informação da polícia do Paraná, que deteve dois suspeitos de furto de carros que estavam sendo levados ao Paraguai. Eles indicaram o endereço de uma casa no interior de Pelotas que seria o esconderijo de uma quadrilha. Baseada na informação dos criminosos detidos no Paraná, a BM deslocou 18 policiais para a operação.
Surpreendido – O agricultor Marcos Nornberg acordou de madruga ao ouvir barulho em sua casa. Ele pensou que fosse algum ladrão. Ainda teve tempo de pegar sua arma e em seguida foi morto por engano. A BM não checou se a geolocalização informada pelos criminosos à polícia do Paraná estava correta. O que desencadeou mais esta tragédia.
Donato Heinen


.png)






.jpg)
 2-1-26.png)
.png)