Eles vão rodar a América do Sul num Sandero 1.0
.jpg)
Casal parte de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul | Foto: Pedro Eduardo Strada/Divulgação.
Carina Furlanetto e João Paulo Mileski, 31 anos, iniciarão no próximo dia 18 uma volta pela América do Sul de carro popular. Eles pretendem passar por pelo menos 10 países a bordo de um Renault Sandero 2014 1.0, com a expedição “Crônicas na Bagagem”. Ambos são jornalistas e escreverão crônicas sobre as experiências. “Amamos escrever e conhecer novos lugares, pessoas e culturas. Unir estas paixões é um desejo antigo em comum. Decidimos parar de esperar o momento e as condições ideais e finalmente viver os nossos sonhos, com aquilo que temos, da forma que podemos”, conta Mileski.
O marco inicial será Bento Gonçalves (RS), local onde eles residem, com destino a Ushuaia, a cidade mais austral do mundo. Depois, eles subirão até o Norte da América do Sul, para na sequência ingressar no Brasil com outro desafio, o de passar por todas as 27 unidades federativas do país. A estimativa é que o percurso seja concluído em até dois anos.
Para concretizar e viabilizar o projeto, o casal interrompeu os estudos – Carina cursava Psicologia, e Mileski, Filosofia – alugou o apartamento que possui e vendeu livros, louças, bicicletas, roupas, decoração e tudo o que não seria útil na expedição. Além disso, confeccionou camisetas com frases sobre viagem e filosofia para arrecadar recursos e divulgar o projeto. “Na verdade estamos dispostos a gastar todas as nossas economias nessa viagem. Não foi uma decisão fácil decidirmos ir adiante com esse propósito, mas a vida está acontecendo agora e acreditamos que um sonho começa a se realizar quando nos permitimos vivê-lo”, salienta Carina.
Inicialmente, o casal estudou o melhor carro para realizar a expedição, e flertou com a compra de uma Kombi, veículo que tem sido bastante usado por viajantes que decidem viver um tempo na estrada. Contudo, os gastos com manutenção e combustível acabaram influenciando na decisão de utilizar o carro de passeio. “Temos consciência de que talvez não seja o que se convenciona como ideal para uma viagem dessa proporção, não são poucos os que nos chamam de malucos. Mas já há algum tempo estamos acompanhando viajantes que estão explorando o mundo de bicicleta, fusca e até Fiat 147. Acreditamos que, para aquilo a que nos propomos, o meio de transporte é secundário, o que estamos querendo passa muito mais por sair de uma zona de conforto e se permitir viver o que há de bom e ruim fora das nossas bolhas. Sabemos que os perrengues serão muitos, mas temos certeza de que isso tudo nos fará crescer como pessoas”, ressalta Mileski.
Na volta, eles pretendem escrever um livro com as principais crônicas do projeto. A ideia do casal também é produzir conteúdo diário no site, Facebook e Instagram.
Mochileiros.com

.png)






.jpg)