Indígenas queimam caveiras gigantes em protesto contra o Congresso Nacional

Manifestantes indígenas realizaram um protesto simbólico na manhã desta terça-feira (7), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O ato, que incluiu a queima de caveiras de plástico gigantes, encerrou a marcha do Acampamento Terra Livre (ATL), batizada de “Congresso Inimigo do Povo”.
Protesto reuniu milhares de participantes
Organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, o evento reuniu entre 7 mil e 8 mil pessoas, incluindo representantes de diversos povos indígenas do país — que somam 391 — além de delegações internacionais.
A concentração ocorreu no Eixo Cultural Ibero-Americano, de onde os manifestantes partiram em direção ao Congresso Nacional por volta das 9h20.
Queima de caveiras simbolizou críticas ao Congresso
Ao chegarem ao gramado do Congresso, por volta das 11h45, os participantes realizaram o ato simbólico com a queima das estruturas. Lideranças indígenas destacaram que a ação teve caráter pacífico e representativo.
Segundo os organizadores, o ato buscou chamar atenção para políticas e decisões que, na visão dos povos indígenas, afetam negativamente seus territórios e direitos.
Equipes acompanharam e controlaram o fogo
Brigadistas acompanharam toda a ação, e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal foi acionado para garantir a segurança. As chamas foram completamente controladas por volta das 11h20.
Mobilização tem foco na defesa de direitos
O Acampamento Terra Livre é uma das maiores mobilizações indígenas do país e tem como objetivo central debater políticas públicas, defender territórios tradicionais e reforçar direitos constitucionais dos povos originários.
Folha Destra


.png)






.jpg)
 2-1-26.png)
.png)