Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness Academia
Por Donato Heinen. Publicado em 04/05/2026 as 14:19:41

Governo insistirá em transição de dois anos para fim da escala 6x1

Sindicatos patronais e setor de serviços pressionam por transição de quatro anos sob argumento de "melhor adaptação" do mercado de trabalho


Carteiras de Trabalho - Marcello Casal jr/Agência Brasil

O governo federal vai mobilizar a base aliada para que a transição para o fim da escala 6x1 seja de no máximo dois anos.

A ideia é de que, a cada ano, sejam reduzidas duas horas na escala de trabalho semanal, passando de 44 horas para 40 horas até 2028.

Os sindicatos patronais e o segmento de serviço têm pressionado por uma transição maior, de quatro anos, com redução gradual da escala semanal.

O defendido, nesse cenário, é atingir a escala 5x2 apenas em 2030, com 40 horas semanais de trabalho. O argumento é de que o período de quatro anos permitiria ao mercado de trabalho uma melhor adaptação.

Nos bastidores, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), considera o período de quatro anos como razoável.

O relator da comissão especial que debate a PEC sobre o fim da escala 6x1, Leo Prates (Republicanos-BA), por outro lado, disse em entrevista à CNN que trabalha em um texto com uma transição de dois anos.

Hugo deve conversar com o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), nos próximos dias, para evitar que a Casa Legislativa faça alterações no texto.

O objetivo é que a PEC do fim da escala 6x1 seja promulgada pelo Congresso Nacional antes do período eleitoral.

 CNN Brasil

Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Representações BirckFiltros EuropaComercial Ótica Santa Rosa - RodapéÓtica Schaefer - Rodapé
Ótica Schaefer - RodapéComercial Ótica Santa Rosa - RodapéFiltros EuropaRepresentações Birck