SP: PF fecha concessionária que lavava R$ 1 bilhão para o tráfico
Polícia Federal Foto: divulgação
Agentes federais interditaram uma loja comercializadora de veículos luxuosos na cidade de Osasco (SP) nesta quinta-feira (23). A medida judicial fez parte de uma ofensiva contra o fluxo financeiro gerado pelo tráfico internacional de drogas.
A organização criminosa investigada é suspeita de enviar cerca de 6,5 toneladas de cocaína para a Europa desde 2021. Para descapitalizar o grupo, a Justiça determinou o bloqueio de bens de pessoas e empresas investigadas no valor de até R$ 1 bilhão.
Durante a Operação Commodity, policiais saíram às ruas para cumprir 44 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão preventiva. As ordens judiciais foram executadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Espírito Santo.
Para ocultar os lucros bilionários das drogas, a quadrilha utilizava uma estrutura financeira complexa. O esquema envolvia empresas de fachada, notas fiscais falsas, uso de criptomoedas, holdings, além da compra de imóveis de alto padrão e veículos.
A droga era camuflada em cargas marítimas de café, cimento e até dissolvida em refrigerantes. As apurações indicam ainda que o esquema logístico tinha alcance na Ásia e mantinha ligações com as duas maiores facções criminosas do Brasil.
Pleno News


.png)






.jpg)
 2-1-26.png)
.png)