Mar de lama no Nepal mata ao menos 55 e deixa 384 turistas desaparecidos

A enchente que atingiu o norte do Nepal e causou deslizamentos de terra e enxurradas de lama deixou pelo menos 55 mortos até o momento, segundo informam veículos de notícias locais. Há, também, 384 turistas desaparecidos, de acordo com o Conselho de Turismo do Nepal.
O órgão detalhou que, entre os desaparecidos, estão 291 estrangeiros e 93 nepaleses. A maioria dos estrangeiros são indianos. Também há desparecidos dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Austrália, Holanda, Malásia e África do Sul.
O balanço foi feito pelo conselho com base em relatórios recebidos por agências de turismo e viagem.
“A informação está sendo verificada e checada em coordenação com agências de viagens, guias, autoridades locais e agentes de segurança”, informou.
Ainda não há um balanço consolidado de mortos devido à tragédia. A polícia no Nepal já confirmou oito óbitos, mas o número deve aumentar. A mídia local fala em 17 óbitos confirmados.
Do lado chinês, o desastre causou destruição e deixou vítimas na fronteira do Nepal com o Tibete, em Gyirong. Autoridades se mobilizam em esforços de resgate e assistência médica. A mídia estatal informou que o ocorrido deixou “muitas vítimas e pessoas desaparecidas” – sem especificar números.
O presidente da China, Xi Jinping, determinou nesta quarta mobilização máxima para busca e resgate no sudoeste do país. A ordem ocorre após a enxurrada de lama originada no Nepal ter atingido o posto fronteiriço de Gyirong, localizado na Região Autônoma de Xizang (Tibete).
Xi Jinping — que também ocupa os cargos de secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comissão Militar Central — exigiu a evacuação urgente dos moradores em áreas de risco. O líder chinês reforçou que o atendimento médico imediato aos feridos deve ser priorizado para conter o avanço do número de vítimas fatais.
Enchente
Uma enchente torrencial fez transbordar o Rio Bhotekoshi, no norte do Nepal, por volta das 8h30 (horário local).
A inundação provocou uma vasta destruição estrutural e um número ainda incerto de mortes no distrito de Rasuwa, na fronteira com o Tibete, região autônoma da China.
A enxurrada atingiu os distritos nepaleses de Rasuwa, Nuwakot e Dhading. Rasuwa foi o mais afetado, segundo autoridades. Forças de segurança e o Exército daquele país trabalham nos locais afetados.
A suspeita das autoridades é que um terremoto tenha causado o deslizamento de terra que provocou a enchente, disse o ministro das Relações Exteriores do país, Shishir Khanal.
“Um terremoto ocorreu às 8h37 da manhã de hoje e, devido a ele, um grande deslizamento de terra aconteceu, bloqueando o rio, o que parece ter causado a inundação”, afirmou o chanceler na Câmara do país, citado pela mídia local.
O órgão nepalês de gestão de riscos informou, com base em análise de imagens de satélite, que o tremor pode ter causado também uma avalanche de neve e rochas ocorreu na fronteira entre Nepal e China, que inundou o rio Lhende Khola, que deságua no Bhote Koshi, onde ocorreu a enchente.
Metrópoles

.png)






.jpg)
 2-1-26.png)
.png)